sexta-feira, 21 de novembro de 2025

Shostakovitch-Sinfonia nº06 em si maior op.054

A Sinfonia nº 6 em si menor, Op. 54, de Dmitri Shostakovich (composta em 1939), é uma das obras sinfônicas mais singulares e intrigantes do compositor — e uma das que mais se afastam da forma sinfônica tradicional.

estreou a 21 de novembro de 1939,  interpretada pela Leningrad Philharmonic com Yevgeny Mravinsky conduzindo

Aqui vão alguns pontos essenciais:

Estrutura incomum

A 6ª sinfonia tem apenas três movimentos, e o seu desenho é assimétrico:

  1. Largo – longo, sombrio, meditativo

  2. Allegro – vivo, irônico

  3. Presto – quase uma caricatura musical, satírico e veloz

A grande massa emocional está concentrada num movimento lento inicial, enorme e introspectivo, seguido por dois movimentos curtos, luminosos e até cómicos. É o inverso do modelo clássico.

O Largo — centro emocional

O primeiro movimento é frequentemente considerado um dos lamentos mais intensos que Shostakovitch escreveu.
Atmosfera de:

  • melancolia profunda,

  • tensão contida,

  • linhas longas e dolorosas nos sopros,

  • sensação de vazio e reflexão.

É uma música que parece suspensa, sem destino definido — reflexo do período histórico: a URSS vivendo sob o peso das purgas stalinistas.

Os movimentos rápidos — ironia e subversão

Depois do trauma emocional do Largo, o Allegro e o Presto funcionam como rompantes de humor ácido:

  • ritmos dançantes,

  • caráter quase circense,

  • energia nervosa,

  • ironia típica de Shostakovitch.

São muitas vezes interpretados como máscaras: um riso “forçado” que esconde a angústia inicial.

Contexto histórico

Depois da acusação de “formalismo” em 1936, Shostakovitch estava sob enorme vigilância.
Era esperado que ele escrevesse uma grande sinfonia patriótica — mas ele entregou algo completamente diferente: introspectivo, ambíguo, nada heroico.

A 6ª é, por isso, um gesto de independência interior.

Por que é uma obra especial?

  • Tem profunda carga emocional: um dos Largos mais tocantes do século XX.

  • A combinação de tragédia + sátira é muito característica de Shostakovitch.

  • Mostra o compositor no auge da sua habilidade de sugerir emoções ocultas e mensagens entrelinhadas.

  • É menos conhecida que a 5ª e a 7ª, mas muitos regentes a consideram uma das mais sinceras sinfonias dele.

 

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