segunda-feira, 10 de novembro de 2025

Dvorak-String quartet nº.12 em fá op.96"Americano

.. O Quarteto de Cordas n.º 12 em Fá maior, Op. 96, conhecido como “Americano”, é uma das obras de câmara mais luminosas, diretas e melodicamente ricas de Dvořák — e, ao mesmo tempo, uma peça em que ele absorve influências sem perder a identidade boêmia.

Em 1896 a 10 e Novembro, Dvorák esteia em Viena este quarteto

Aqui vão alguns pontos que normalmente se destacam:

1. A leveza e a clareza “americanas”

Composto em 1893, durante o período de Dvořák nos Estados Unidos, o quarteto traz uma simplicidade intencional. A música parece respirar ar aberto: melodias amplas, ritmos firmes, muita sensação de espaço.
Não é propriamente música americana, claro — é Dvořák sendo Dvořák — mas a paisagem sonora ficou marcada por aquilo que ele viveu em Spillville, a comunidade checa onde o quarteto nasceu.

2. O segundo andamento: lírico, íntimo, inesquecível

O Lento tem aquela nostalgia calma que só Dvořák sabe escrever. É uma melodia que parece cantar, quase folclórica, quase espiritual, sempre carregada de uma simplicidade que não se esgota.

3. Ritmos e cores novas

Há quem ouça sugestões de:

  • música indígena norte-americana,

  • “spirituals” afro-americanos,

  • e até ecos do ambiente rural norte-americano.

Nada é citação direta, mas há uma maneira diferente de bater o ritmo, de caminhar harmonicamente, que distingue o quarteto de sua produção anterior.

4. Uma obra acolhedora

Entre os quartetos de cordas mais acessíveis do repertório, é daqueles que conquistam na primeira audição. Dá a sensação de viagem, de descoberta, de contemplação — sem perder vigor e alegria.

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