segunda-feira, 17 de maio de 2010

16 de Maio

  • Em 1930 nasceu em Viena o pianista Friedrich Gulda que viria a morrer em 27 de Janeiro de 2000 vitima de ataque cardiaco. Teve destaque tanto nos meios eruditos quanto no jazz, sendo associado à Terceira Corrente
Embora mais famoso por suas interpretações de Beethoven, Gulda também interpretou música de J. S. Bach, Mozart, Schubert, Chopin, Schumann, Debussy e Ravel.

A partir da década de 1950 começou a interessar-se por jazz, tocando com vários músicos de Viena, como Alexander Jenner, compondo canções e temas instrumentais e às vezes combinando o jazz à música erudita em seus concertos.

Em 1982, Gulda juntou-se ao pianista Chick Corea,

Certas práticas não ortodoxas renderam-lhe a alcunha de "pianista terrorista". Gulda tinha um forte desprezo pelas autoridades como a Academia de Viena.

Foi-lhe oferecido o prémio "Beethoven Ring", pelas suas interpretações notáveis mas ele recusou-o.

Mesmo assim, Gulda é amplamente reconhecido como um dos mais proeminentes pianistas do século XX. Dentre seus alunos estão Martha Argerich e o maestro Claudio Abbado.

Expressou o desejo de morrer no dia do aniversário de seu compositor predileto, Mozart, o que de fato aconteceu em 27 de Janeiro de 2000, quando Gulda tinha 69 anos. Gulda está enterrado no cemitério de Steinbach próximo a Attersee, na Áustria.


Aqui Gulda interpreta 3 sonatas de Mozart

Sem comentários: