terça-feira, 11 de maio de 2010

Anatole Liadov-Barcarolle para piano em Fá sustenido maior op. 44

  • Em 1855 nasceu em São Petersburgo, Anatoly Konstantinovich Lyadov ou Liadov que foi compositor, professor e maestro.. Inicialmente estudou piano e violino, mas logo se interessou pela composição da música.

Barcarolle para piano em Fá sustenido maior, op. 44 interpretada por Tatiana Nikolaeva

A Barcarolle em Fá sustenido maior, Op. 44 de Anatoly Liadov (às vezes escrito como Liadov ou Lyadov) é uma peça curta, refinada e atmosférica, composta em 1898. É uma obra para piano solo que exemplifica bem o estilo do compositor russo: delicado, introspectivo, de uma elegância quase miniatural, e com um gosto por texturas harmônicas ricas, mas discretas.

  • Barcarolle: Como o nome sugere, imita o compasso oscilante de uma canção de barqueiro veneziano, geralmente em compasso 6/8 ou 12/8, com um ritmo que evoca o balançar das águas. Aqui, Liadov mantém esse caráter fluido e ondulante.

  • Tonalidade: Fá sustenido maior oferece uma sonoridade luminosa e serena, e Liadov explora suas possibilidades harmônicas com sutileza.

  • Atmosfera: A peça é intimista, quase contemplativa. Ao contrário das barcarolles mais dramáticas (como a de Chopin, por exemplo), esta é mais contida, quase como um sussurro impressionista — embora anterior ao auge do impressionismo francês.

  • Técnica e interpretação: Não é uma peça extremamente virtuosa, mas exige do intérprete um bom controle de toque, pedal e fraseado para que se mantenha a leveza e a fluidez da escrita.

Liadov foi um compositor ligado ao nacionalismo russo, mas sua música muitas vezes se distancia dos gestos folclóricos grandiosos de outros membros do "Grupo dos Cinco". Ele era meticuloso, avesso a grandes formas, e preferia peças breves, cuidadosamente construídas. A Barcarolle é um exemplo claro disso: uma miniatura lírica, quase como uma aquarela sonora.


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