sexta-feira, 17 de novembro de 2023

Tchaikovsky-Sinfonia nº 5 em mi menor op.64

Em 1888 em 17 de Novembrol Tchaikovsky estreia em S.Petersburgo a sua Sinfonia nº 5 em mi menor op.64 . 

 A Quinta Sinfonia, em mi menor, op. 64 foi composta entre maio e agosto de 1888 e estreada em novembro do mesmo ano, em São Petesburgo, sob a regência do próprio Tchaikovsky. 

Ela e a Quarta Sinfonia dialogam em termos de concepção estrutural: em ambas há um tema principal recorrente que alinhava a obra conferindo-lhe unidade. 

Esta forma cíclica, por assim dizer, não constituía exatamente uma novidade na História da Música, mas foi largamente abraçada por compositores do final do Romantismo, em parte como artifício para reelaborar o trabalho com a forma sonata. 

Ao contrário da Quarta Sinfonia, porém, esse tema recorrente é ouvido em todos os quatro movimentos da Quinta, recurso já utilizado na Sinfonia Manfredo, composta entre uma e outra.

Estrutura e carácter dos andamentos

1. Andante – Allegro con anima

  • Começa com o tema do destino apresentado pelos clarinetes.

  • Atmosfera sombria, com transformações bruscas entre tensão e lirismo.

  • É quase uma caminhada inevitável rumo a algo maior — uma espécie de dúvida existencial.

2. Andante cantabile, con alcuna licenza

  • Um dos movimentos lentos mais belos de Tchaikovsky.

  • O solo de trompa é célebre, apaixonado, como uma declaração intensa.

  • O destino reaparece de forma ameaçadora, rompendo o momento de ternura.

3. Valse (Allegro moderato)

  • Um contraste elegante: um valsa gracioso, típico do refinamento russo-francês da época.

  • Mas mesmo aqui, a sombra do destino volta subtilmente.

4. Finale (Andante maestoso – Allegro vivace)

  • O tema do destino retorna transformado em triunfal.

  • Debate-se se o final é genuinamente victorioso ou uma ilusão grandiosa — muitos intérpretes dividem-se.

  • Tchaikovsky cria um final esmagador, cheio de energia e brilho.

 

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