terça-feira, 17 de outubro de 2023

Mahler-Piano Quarteto em Lá Meno

O Quarteto para Piano em Lá Menor, ou mais exatamente o Movimento Quarteto para Piano, Violino, Viola e Violoncelo em Lá Menor, de Gustav Mahler é o primeiro movimento de um quarteto de piano abandonado e a única peça sobrevivente de música de câmara instrumental do compositor. 

 Mahler começou a trabalhar nele no final do seu primeiro ano no Conservatório de Viena, quando tinha cerca de 15 ou 16 anos de idade. A peça teve sua primeira apresentação em 10 de julho de 1876, no conservatório com Mahler ao piano,mas não está claro pela documentação sobrevivente se o quarteto estava completo nesta época.

 Em diversas cartas, Mahler menciona um quarteto ou quinteto, mas não há nenhuma referência clara a este quarteto de piano. 

Após esta apresentação o trabalho foi realizado na casa do Dr. Theodor Billroth, que era amigo próximo de Johannes Brahms.

 A última apresentação conhecida do Quarteto no século 19 foi em Iglau, em 12 de setembro de 1876, com Mahler novamente ao piano; foi executada junto com uma sonata para violino de Mahler que não sobreviveu. 

 Parece que a certa altura Mahler desejou publicar o Quarteto, já que o manuscrito sobrevivente, que inclui 24 compassos de um scherzo para quarteto de piano escrito em sol menor, traz o selo do editor Theodor Rättig. 

 Após a redescoberta do manuscrito pela viúva de Mahler, Alma Mahler, na década de 1960, a obra foi estreada nos Estados Unidos em 12 de fevereiro de 1964, no Philharmonic Hall na cidade de Nova York, por Peter Serkin e o Quarteto Galimir. Quatro anos depois, foi apresentada no Reino Unido em 1º de junho de 1968, no Purcell Room, em Londres, pelo Nemet Ensemble.

Sem comentários: