sábado, 20 de janeiro de 2024

Franz Schmidt-Sinfonia nº 1 em Mi maior

Schmidt nasceu em Pozsony/Pressburg, na parte húngara da Áustria-Hungria (hoje Bratislava, Eslováquia) filho de pai meio húngaro – com o mesmo nome, nascido na mesma cidade – e de mãe húngara, Mária Ravasz 

 Sua primeira professora foi sua mãe, uma pianista talentosa, que lhe deu instruções sistemáticas nas obras para teclado de J. S. Bach. 

Ele recebeu uma base teórica de Felizian Josef Moczik , o organista da igreja franciscana em Pressburg. Estudou piano brevemente com Theodor Leschetizky, com quem entrou em conflito. Mudou-se para Viena com a família em 1888, e estudou no Conservatório de Viena (composição com Robert Fuchs, violoncelo com Ferdinand Hellmesberger e, durante algumas aulas, contraponto com Anton Bruckner, que já estava gravemente doente na época ), graduando-se "com excelência" em 1896. Escrito em 1896 aos 22 anos. O scherzo (que mostra uma absorção madura de Bruckner e Richard Strauss) é especialmente digno de nota, enquanto Schmidt demonstra suas habilidades contrapontísticas no Finale.

 Estreia em Viena a 25 de janeiro de 1902

Sem comentários: