sexta-feira, 23 de fevereiro de 2024

Glazunov-Legenda Kareliana op.99

Esta foi a penultima composição orquestral de Glazunov

. Cada vez mais sujeito ao alcoolismo e à depressão, ele fugiria para o Ocidente após a revolução bolchevique de 1917 e perderia grande parte do seu impulso criativo. 

Ele escreveu apenas mais uma obra orquestral concluída, O "Poème epique" de 1934. Glazunov, um músico altamente talentoso, com uma memória musical extraordinariamente receptiva e um ouvido aguçado, absorveu diversas influências, mas não as moldou adequadamente 

. Sua música é bem trabalhada, mas muitas vezes soa de segunda mão ou desatualizada. Este é um trabalho com força considerável, mas diz pouco do que já não havia sido expresso em seus anteriores "Esboços Finlandeses" e Fantasia Finlandesa. Lenda da Carélia "foi escrita A Finlândia estava se separando do Império Russo; seu status era o de um Ducado semi-independente dentro do Império e recentemente ganhou alguma medida de autogoverno.

 A Karélia foi disputada entre este Ducado e a Rússia propriamente dita. Finlândia obteve muito quando conquistou a independência.Depois que Stalin fez seu infame tratado de paz com Hitler, ele invadiu a Finlândia e, no final da Segunda Guerra Mundial, a Rússia havia tomado tudo.

 Sibelius reivindicou isso, musicalmente, em sua bela Suíte Karelia, op 9 (1893). É revelador que a composição de Sibelius, quase um quarto de século mais antiga que a de Glazunov, ainda soa mais fresca e contemporânea.

Sem comentários: