domingo, 7 de junho de 2020

Schumann-1ª Sinfonia em si bemol maior op.38 "Primavera"


Em 1810 a 8 de Junho nasceu em Zwickau Robert Schumann

Schumann não foi devidamente reconhecido em vida. Só depois da morte, perto de Bona em 29 de Julho de 1856 se tornou um dos compositores mais queridos do público. Schumann não exerceu grande influência na música alemã, mas muito mais no estrangeiro: Franck, Borodin, Dvorak e Grieg são testemunhos disso.

A Sinfonia nº1 em si bemol maior op.38, foi composta em 1841. Diz-se que foi esboçada em quatro dias, e é a expressão da felicidade do compositor que acabara de casar com a sua amada Clara.

O início desta , com a chamada das trompas e trompetes, foi inspirado num poema de Adolf Böttger, que evoca o despertar da primavera no vale

A 1ª Sinfonia em Si bemol maior, Op. 38, de Robert Schumann, também conhecida como a "Sinfonia da Primavera", é uma obra vibrante, esperançosa e cheia de frescor, composta em 1841 — ano decisivo em que Schumann mergulha definitivamente na música orquestral, após anos voltado majoritariamente ao piano.

  • A orquestração foi completada em fevereiro, com a ajuda e conselhos de Felix Mendelssohn, que também regeu a estreia.

  • O título “Sinfonia da Primavera” evoca o despertar da primavera após o rigor do inverno. Schumann chegou a escrever títulos programáticos para os movimentos, mas depois os retirou, preferindo que a música falasse por si.

A sinfonia segue a estrutura clássica em quatro movimentos:

  1. Andante un poco maestoso – Allegro molto vivace
    – Abre com um chamamento de trompas (muitas vezes associado ao “sopro da primavera”). O movimento é alegre e expansivo, com um espírito quase heroico.

  2. Larghetto
    – Melancólico e doce, com linhas melódicas líricas e um clima contemplativo.

  3. Scherzo: Molto vivace – Trio I – Trio II
    – Ágil e dançante, apresenta contrastes rítmicos interessantes. Os dois trios criam variedade, e o movimento tem grande leveza.

  4. Allegro animato e grazioso
    – Encerramento luminoso, com clima de celebração. Traz de volta o entusiasmo inicial.

  • Fortemente melódica, com gestos líricos que remetem à linguagem pianística de Schumann.

  • Uso expressivo da orquestra, especialmente madeiras e metais.

  • Atmosfera otimista, em contraste com sinfonias posteriores de Schumann, mais sombrias ou introspectivas.

  • Influência clara de Beethoven e Mendelssohn, mas com voz própria: há algo de mais íntimo e emocional no desenvolvimento dos temas.

A 1ª Sinfonia de Schumann é como um retrato musical da esperança e da renovação — é menos “grandeza trágica” e mais “alegria interior”. Se comparada às sinfonias posteriores (sobretudo a 4ª, mais densa e cíclica), esta é uma celebração da juventude, do amor e da natureza.


Foi Director Musical na cidade de Düsseldorf mas foi forçado a renunciar o cargo em 1854, devido ao seu estado avançado de doença mental,( estaria escutando a nota lá em todos os lugares, o que o perturbou profundamente) causado por uma séria inflamação do ouvido, que o afligia desde pequeno.






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