- Em 1784 Mozart estreia em Viena no Kärtnertor Theater a sua Sonata para violino nº32 em si bemol maior K454 diante do Imperador Joseph II, e com o compositor ao piano e a violinista Regina Strinasacchi
A Sonata para Violino n.º 32 em Si bemol maior, K. 45 é uma obra do período muito inicial da sua carreira. Composta em 1768, quando Mozart tinha apenas 12 anos, essa sonata faz parte de um grupo de obras juvenis que mostram já uma surpreendente maturidade, mesmo que ainda fortemente influenciada pelo estilo galante de compositores como Johann Christian Bach.
Alguns pontos de destaque:
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Estilo galante: A sonata tem leveza, elegância e simplicidade típicas do estilo galante, com melodias claras e frases simétricas. Não apresenta ainda a complexidade emocional das obras mais maduras de Mozart.
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Violino e teclado: À época, essas sonatas eram muitas vezes compostas para cravo (ou piano) com acompanhamento de violino, e não como peças de verdadeira igualdade entre os dois instrumentos — o teclado lidera, e o violino embeleza.
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Forma clássica: A estrutura segue os moldes típicos da sonata clássica da época, com dois ou três movimentos (a depender da edição e manuscritos consultados). A versão mais conhecida apresenta dois movimentos.
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Allegro
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Menuetto
Esses dois movimentos seguem o padrão das primeiras sonatas de Mozart, escritas ainda com forte influência do estilo galante e com foco na leveza e na clareza formal. O primeiro movimento é animado, com forma sonata simples; o segundo, um menueto elegante e bem proporcionado.
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Importância histórica: Embora não seja das obras mais interpretadas de Mozart, é importante para se perceber a evolução do compositor e seu domínio precoce da forma e do estilo.
Jeffrey Grice, no piano
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