domingo, 15 de novembro de 2009

Mendelssohn-Sinfonia nº5 em ré menor"Reformation" op.107

  • Em 1832 Felix Mendelssohn estreia em Berlim a sua 5ªSinfonia em ré menor op.107 a "Reformation", escrita em homenagem ao 300º aniversário da apresentação ao imperador Carlos V dim documento chamado a Confissão de Augsburgo, um dos documentos mais importantes do luteranismo.
Mendelssohn iniciou a sua composição ainda durante a passagem pelas Ilhas Britânicas, no Outono de 1829, concluindo-a na Primavera de 1830, a tempo das festividades previstas, mas estas seriam canceladas devido aos eventos revolucionários desse ano.

 A sua estreia seria novamente agendada para Paris, já em 1832, aproveitando uma passagem por essa cidade, mas os músicos da célebre orquestra dirigida por Habeneck recusaram-se a fazê-lo, censurando o que consideravam ser contraponto demasiado denso.

 Nesse mesmo ano, Mendelssohn dirigiria a sua estreia em Berlim, retirando-a imediatamente de circulação. A obra seria publicada apenas 21 anos após a morte do compositor, o que justifica que a sua numeração não reflicta o facto de ter sido a segunda na ordem de composição.

  1. 1ºMov.-Allegro con fuoco
  2. 2ºMov.-Allegro vivace
  3. 3ºMov.-Andante com moto-Allegro maestoso

Sem comentários: