sexta-feira, 2 de junho de 2023

Liszt-Hexaméron-Morceau de concert S.392

Hexaméron, Morceau de concert S.392 é uma composição colaborativa para piano solo. Consiste em seis variações sobre um tema , juntamente com uma introdução, conectando interlúdios e um final. O tema é a "Marcha dos Puritanos" da ópera I puritani de Vincenzo Bellini .

A princesa Cristina Trivulzio Belgiojoso concebeu a peça em 1837 e convenceu Franz Liszt a montar um conjunto de variações da marcha junto com cinco de seus amigos pianistas. 

Liszt compôs a introdução, a segunda variação, as seções de conexão e o final, e integrou a peça em uma unidade artística.

 Cinco compositores-intérpretes conhecidos contribuíram com uma variação: Frédéric Chopin , Carl Czerny , Henri Herz , Johann Peter Pixis e Sigismond Thalberg .

 A princesa Belgiojoso encomendou Hexaméron - o título refere-se aos seis dias bíblicos da criação - para um concerto beneficente para os pobres em 31 de março de 1837 no salão da princesa em Paris.

Os músicos não concluíram a peça a tempo, mas o concerto foi realizado conforme programado. O destaque do show foi um "duelo" de piano entre Thalberg e Liszt pelo título de "maior pianista do mundo". A princesa Belgiojoso anunciou seu julgamento diplomático: "Thalberg é o primeiro pianista do mundo - Liszt é único.

Sem comentários: