No ano de 1839 FP estreia em Leipzig de Franz Schubert a Sinfonia nº9 The Great em dó maior pela Symphony. Leipzig Gewandhaus Orchestra dirigida por Felix Mendelssohn.
A Sinfonia nº 9 em Dó Maior, D. 944, de Franz Schubert, muitas vezes chamada de "A Grande", é uma das suas obras-primas sinfônicas. Composta provavelmente entre 1825 e 1826, mas descoberta e executada apenas anos após a sua morte, a sinfonia marca a transição entre o classicismo vienense e o romantismo, carregando influências de Beethoven, especialmente na monumentalidade e no desenvolvimento temático.
O que destaca essa sinfonia?
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Amplitude e Grandeza – A sinfonia tem uma estrutura expansiva, tanto em duração quanto em complexidade orquestral, o que lhe valeu o apelido de "A Grande", para diferenciá-la da Sinfonia nº 6 em Dó Maior (apelidada de "A Pequena").
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Uso magistral da orquestração – A instrumentação revela um Schubert plenamente sinfónico, com um uso brilhante das cordas e dos sopros, criando texturas que lembram as suas mais belas canções (Lieder).
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O ritmo motor – O último movimento é notável pelo seu ímpeto rítmico contínuo, que inspirou até mesmo compositores como Brahms e Bruckner.
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Influência beethoveniana – Schubert parece dialogar com Beethoven, especialmente na grandiosidade da estrutura e na forma como desenvolve motivos ao longo da sinfonia.
- Andante – Allegro ma non troppo – Começa com uma introdução lenta e majestosa, seguida por um movimento vibrante, com temas heroicos e grande desenvolvimento orquestral.
- Andante con moto – Um movimento lírico e expressivo, com um tema melancólico nas cordas que se expande em diálogos belíssimos com os sopros.
- Scherzo: Allegro vivace – Trio – Um scherzo animado e rítmico, contrastado por um trio mais suave e dançante.
- Finale: Allegro vivace – Um movimento enérgico e pulsante, com um ritmo obstinado e um desenvolvimento impressionante, fechando a sinfonia de forma grandiosa.
A Sinfonia nº 9 em Dó Maior, D. 944 tem quatro movimentos, seguindo a estrutura clássica das sinfonias:
- Andante – Allegro ma non troppo – Começa com uma introdução lenta e majestosa, seguida por um movimento vibrante, com temas heroicos e grande desenvolvimento orquestral.
- Andante con moto – Um movimento lírico e expressivo, com um tema melancólico nas cordas que se expande em diálogos belíssimos com os sopros.
- Scherzo: Allegro vivace – Trio – Um scherzo animado e rítmico, contrastado por um trio mais suave e dançante.
- Finale: Allegro vivace – Um movimento enérgico e pulsante, com um ritmo obstinado e um desenvolvimento impressionante, fechando a sinfonia de forma grandiosa.
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