Em 1833 a 13 de Maio, Mendelssohn estreia em Londres a sua Sinfonia. Nº4 em lá maior op.90 ,com direcção do próprio compositor.
é uma das obras mais vibrantes e populares do compositor. É conhecida como a "Sinfonia Italiana", pois foi inspirada na viagem que Mendelssohn fez à Itália por volta de 1830. Ele próprio a descreveu como a sua "obra mais alegre".
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Ele ficou encantado com a luz, a arte, o clima e a música popular italiana, especialmente com as danças folclóricas.
A obra segue o modelo clássico em quatro movimentos:
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Allegro vivace
Um movimento cheio de energia e luminosidade, com temas que evocam o calor e a vitalidade do sul da Itália. É imediatamente cativante. -
Andante con moto
Mais introspectivo, tem um caráter quase de procissão religiosa — acredita-se que Mendelssohn se inspirou em uma procissão napolitana. -
Con moto moderato
Um elegante minueto com um trio mais dançante, lembrando os salões aristocráticos. -
Saltarello: Presto
Inspirado na dança folclórica italiana chamada saltarello (semelhante à tarantela), esse movimento final é elétrico e frenético, terminando a sinfonia com brilho e movimento.
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Embora tenha sido muito bem recebida, Mendelssohn nunca ficou totalmente satisfeito com a obra e nunca publicou a versão final durante sua vida.
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O apelido “Italiana” não é oficial, mas é universalmente aceito e descritivo.
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É frequentemente tocada ao lado da Sinfonia nº 3 “Escocesa”, outra obra de Mendelssohn baseada em uma viagem, neste caso à Escócia.
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