- Em 1826 morre em Londres Carl Maria Friedrich Ernest von Weber, que foi um foi um dos primeiros compositores significantes da Era Romântica.
Weber nascera em Eutin a 18 de Novembro de 1786
Aqui pode ouvir-se o Konzertstück em Fá menor para piano e orquestra Op. 79 a interpretaçao é de The Symphony Orchestra of Buchman-Mehta School of Music, com Yoav Talmi na condução e Anna Kavalerova no piano
Konzertstück em Fá menor para piano e orquestra, Op. 79 de Carl Maria von Weber é uma das obras mais cativantes e inovadoras do repertório pianístico do século XIX — e muitas vezes subestimada em comparação com concertos mais famosos.
Apesar do título “Konzertstück” (peça de concerto), a obra funciona quase como um concerto em miniatura, com quatro seções contínuas (em vez dos habituais três andamentos), interligadas sem interrupção:
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Larghetto affettuoso (Fá menor) – começa como uma espécie de recitativo dramático, como se o piano contasse uma história íntima e cheia de anseio.
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Allegro passionato – turbulento e tempestuoso, representando agitação e conflito.
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Tempo di marcia – quase triunfal, trazendo um caráter heroico.
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Presto gioioso (Fá maior) – desfecho jubiloso, como uma catarse emocional.
Weber deixou um programa literário para a peça: trata-se de uma narrativa romântica e quase operática, em que uma dama solitária imagina o seu amado indo para a guerra, teme por sua vida, mas por fim o vê regressar são e salvo. Uma espécie de mini-ópera instrumental.
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Exige virtuosismo considerável, mas também grande sensibilidade e controle de sonoridade.
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O piano é altamente expressivo, às vezes cantabile, outras vezes heroico.
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A escrita orquestral de Weber é rica, com diálogo contínuo entre piano e orquestra.
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Composta em 1821, é uma antecessora direta das grandes obras de concerto românticas de Chopin, Liszt e Schumann.
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Clara Schumann amava esta peça; Liszt também a tocava com frequência.
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Pode ser vista como um elo entre o classicismo de Mozart/Beethoven e o romantismo pleno do século XIX.
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