sábado, 5 de junho de 2010

Weber-Konzertstück em Fá menor para piano e orquestra Op. 79



  • Em 1826 morre em Londres Carl Maria Friedrich Ernest von Weber, que foi um foi um dos primeiros compositores significantes da Era Romântica.
Carl Maria von Weber foi um pioneiro do drama musical alemão, e a ele se deve a criação da ópera Der Freischütz (O Franco-Atirador), a primeira ópera romântica alemã. Sua música influenciou a inspiração musical de Wagner.
Destacou-se como pianista, violinista e teórico do Romantismo. Mais tarde teve predileção pelo clarinete e pela trompa.
Weber nascera em Eutin a 18 de Novembro de 1786
Aqui pode ouvir-se o Konzertstück em Fá menor para piano e orquestra Op. 79 a interpretaçao é de The Symphony Orchestra of Buchman-Mehta School of Music, com Yoav Talmi na condução e  Anna Kavalerova no piano

Konzertstück em Fá menor para piano e orquestra, Op. 79 de Carl Maria von Weber é uma das obras mais cativantes e inovadoras do repertório pianístico do século XIX — e muitas vezes subestimada em comparação com concertos mais famosos.

Apesar do título “Konzertstück” (peça de concerto), a obra funciona quase como um concerto em miniatura, com quatro seções contínuas (em vez dos habituais três andamentos), interligadas sem interrupção:

  1. Larghetto affettuoso (Fá menor) – começa como uma espécie de recitativo dramático, como se o piano contasse uma história íntima e cheia de anseio.

  2. Allegro passionato – turbulento e tempestuoso, representando agitação e conflito.

  3. Tempo di marcia – quase triunfal, trazendo um caráter heroico.

  4. Presto gioioso (Fá maior) – desfecho jubiloso, como uma catarse emocional.

Weber deixou um programa literário para a peça: trata-se de uma narrativa romântica e quase operática, em que uma dama solitária imagina o seu amado indo para a guerra, teme por sua vida, mas por fim o vê regressar são e salvo. Uma espécie de mini-ópera instrumental.

  • Exige virtuosismo considerável, mas também grande sensibilidade e controle de sonoridade.

  • O piano é altamente expressivo, às vezes cantabile, outras vezes heroico.

  • A escrita orquestral de Weber é rica, com diálogo contínuo entre piano e orquestra.

  • Composta em 1821, é uma antecessora direta das grandes obras de concerto românticas de Chopin, Liszt e Schumann.

  • Clara Schumann amava esta peça; Liszt também a tocava com frequência.

  • Pode ser vista como um elo entre o classicismo de Mozart/Beethoven e o romantismo pleno do século XIX.

. Ele começou a trabalhar nele em 1815, e completou, na manhã da estreia de sua ópera Der Freischütz , 18 de Junho de 1821 que estreou uma semana depois, em 25 de Junho, no seu concerto de despedida de Berlim.

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