- Quando o mais velho Strauss morreu de escarlatina em Viena, em 1849, o mais jovem Strauss fundiu as duas orquestras e se engajou em mais turnês.
- Mais tarde, ele também compôs uma série de marchas patrióticas dedicadas ao imperador Habsburgo Francisco José I , tais como o "Kaiser Franz-Josef Marsch", Op. 67 e o "Kaiser Franz Josef Rettungs Jubel-Marsch", Op. 126, provavelmente para agradar aos olhos do novo monarca, que subiu ao trono austríaco após a revolução de 1848.
- finalmente superou a fama de seu pai e se tornou um dos compositores de valsa mais populares da época, frequentemente percorrendo a Áustria, Polônia e Alemanha junto à sua orquestra. Ele se candidatou para a posição de Diretor Musical dos Bailes da Corte Real e acabou sendo nomeado em 1863.
segunda-feira, 31 de julho de 2023
Johann Strauss II-Provérbios do Oráculo op. 90 RV 90
domingo, 30 de julho de 2023
Henryk Wieniawski-Violino concerto n01 em fã sustenido menor op 14
sábado, 29 de julho de 2023
Brahms-Piano Sonata nº01 em fa menor op.2
- A Sonata para Piano nº 2 em Fá menor , Op. 2 de Johannes Brahms foi escrito em Hamburgo, Alemanha , em 1852, e publicado no ano seguinte.
- Apesar de ser sua segunda obra publicada, na verdade foi composta antes de sua Sonata para piano nº 1 em dó maior , mas foi publicada posteriormente porque Brahms reconheceu a importância de uma publicação inaugural e sentiu que a sonata em dó maior era de qualidade superior.
- Foi enviado junto com sua primeira sonata para Breitkopf und Härtel com uma carta de recomendação de Robert Schumann. Schumann já havia elogiado Brahms com entusiasmo, e a sonata dá mostras de um esforço para impressionar, com sua exigência técnica e caráter altamente dramático.
- Foi dedicado a Clara Schumann
sexta-feira, 28 de julho de 2023
Offenbach-Concerto rondo em sol maior para cello e orquestr
- Jacques Offenbach, nascido Jakob Eberst (Colônia, 20 de junho de 1819 — Paris, 5 de outubro de 1880) foi um compositor e violoncelista alemão da Era Romântica, radicado na França.
- Foi um paladino da opereta e um precursor do teatro musical moderno. Considerado pela crítica como o "Liszt do violoncelo", ele não só dedicou-se a compor várias obras para esse instrumento como participou de uma série de concertos nas principais capitais europeias.
- Na corte londrina, apresentou-se para a Rainha Vitória I e o príncipe Alberto.
quarta-feira, 26 de julho de 2023
Schumann-A peregrinaçao da rosa op112
- O idílio de conto de fadas de Robert Schumann, The Rose Pilgrimage (1851), foi parte integrante do repertório de muitas sociedades corais até o primeiro terço do século XX.
- O fato de ter desaparecido quase completamente da vida de concerto hoje é muitas vezes atribuído ao libreto sentimental de Moritz Horn, que está totalmente de acordo com o gosto romântico da época, o tipicamente romântico,com Os ideais de Biedermeier (mundo de aldeia perfeito, felicidade doméstica como mãe). ) se misturaram e rapidamente se tornaram obsoletos no século XX.
- No entanto, a execução musical de Schumann mostra sua abordagem experimental e sempre inovadora do gênero oratório: por exemplo, ele joga habilmente com as formas de recitativo, arioso e canção folclórica, que se alternam em um pequeno espaço.
segunda-feira, 24 de julho de 2023
24 de Julho
Schumann- Abertura Júlio César Op. 128
- A Abertura Júlio César , Op. 128 é uma abertura de concerto escrita por Robert Schumann em 1851 , inspirada na peça Júlio César de Shakespeare e influenciada pelas Aberturas Egmont e Coriolano de Ludwig van Beethoven
- Esta peça foi a segunda de uma série de três aberturas de concerto inspiradas em temas literários escritos pelo mestre alemão durante seus primeiros anos em Düsseldorf : A Noiva de Messina , Op. 100 baseado na obra homônima de Schiller e Hermann und Dorothea , Op. 136 baseado no poema épico de Goethe .
- O ano de 1851 foi de intensa atividade para Schumann: ele não apenas completou essas três aberturas , mas também escreveu seu Piano Trio nº 3 , suas Sonatas para violino nº 1 e nº 2., um oratório de câmara, lieder, obras para coro e orquestra, bem como obras para piano solo; e revisou completamente sua Sinfonia nº 4 . .
domingo, 23 de julho de 2023
Niels Gade-Sinfonia n.° 4 em si bemol maior op. 20
sábado, 22 de julho de 2023
Eduard Lalo-Piano Trio No. 3 em la menor Op.26
Eduard Lalo-Piano Trio No. 1 em do menor Op.7
sexta-feira, 21 de julho de 2023
Liszt : Prometheus
- Franz Liszt compôs seu Prometheus em 1850, numerando-o no. 5 em seu ciclo de poemas sinfônicos quando o revisou em 1855.
- A obra é baseada no mito grego detalhando o roubo do fogo dos deuses pelo Titã Prometeu
- Em 1850, Franz Liszt compôs uma abertura e oito coros com acompanhamento de orquestra para Der entfesselte Prometheus ( Prometheus Unbound ) de Johann Gottfried Herder , uma obra mitológica de treze cenas concebida como uma sequência de Prometheus Bound de Ésquilo .
- Liszt deu indicações para a orquestração e, a partir dessas notas, o ajudante de Liszt, Joachim Raffproduziu uma partitura que foi usada na primeira apresentação.
- Este concerto comemorou a inauguração de um monumento a Herder em 24 de agosto de 1850.
- Em 1855, Liszt revisou a abertura e os refrões, acrescentou novos instrumentos, principalmente sopros, o que resultou na expansão da abertura para um poema sinfônico e dos coros para uma obra de palco de concerto. O poema sinfônico foi apresentado pela primeira vez em 18 de outubro de 1855
quinta-feira, 20 de julho de 2023
Miaskovsky-Sinfonia No. 23 em lá menor op.56
Em 1924 a 20 de Julho Miaskovsky estreia em Moscovo a Sinfonia No. 23 em lá menor
A Sinfonia No. 23 em lá menor, Op. 56 de Nikolai Miaskovsky foi composta em 1941, em pleno início da Segunda Guerra Mundial. Ela reflete um período de transição na música do compositor russo, marcado por tensões políticas e pela necessidade de adaptar-se ao realismo socialista imposto pelo regime soviético.
Características gerais da obra:
-
Compositor: Nikolai Yakovlevich Miaskovsky (1881–1950)
-
Título: Sinfonia No. 23 em lá menor, Op. 56
-
Ano de composição: 1941
-
Estilo: Tardo-romântico russo com elementos do folclore soviético
-
Duração: Aproximadamente 30 minutos
-
Movimentos:
-
Allegro deciso
-
Andante
-
Allegro energico
-
1. Allegro deciso
-
Forte influência do romantismo tardio.
-
Abertura com energia marcial, evocando o espírito de luta e resistência.
-
O tema principal é sombrio, mas vigoroso, com grande desenvolvimento temático.
-
Orquestração densa, com destaque para os metais e cordas graves.
2. Andante
-
Movimento mais lírico e introspectivo.
-
Melodias com certa melancolia, talvez reflexo do contexto bélico.
-
Apresenta um caráter mais cantabile, com linhas suaves nas madeiras e cordas.
-
Algumas passagens sugerem influência do folclore russo.
3. Allegro energico
-
Movimento final com espírito otimista, quase triunfal.
-
Ritmos mais animados, temas dançantes.
-
Forte sensação de resolução e superação ao final.
Contexto histórico:
Miaskovsky compôs esta sinfonia em meio à invasão da URSS pela Alemanha nazi, pouco antes da evacuação de Moscou. Diferente de obras mais experimentais de sua juventude, esta sinfonia adota um idioma mais direto e acessível, condizente com as expectativas do regime soviético. Apesar disso, mantém profundidade emocional e uma riqueza harmónica notável. op.56
Saint-Saenz-Sinfonia em la maior
- Seus trabalhos mais conhecidos incluem Introdução e Rondo Caprichoso (1863), seu Segundo Concerto para Piano (1868), seu Primeiro Concerto para Violoncelo (1872), Dança Macabra (1874), a ópera Sansão e Dalila (1877), o Terceiro Concerto para Violino (1880), sua Terceira Sinfonia (1886) e O Carnaval dos Animais (1886).
- Dentre as composições como estudante de Saint-Saëns estão uma sinfonia em Lá Maior (1850) e uma peça de coral, e Les Djinns (1850), para um poema de Victor Hugo.
- Ele competiu para premier musical da França, o Prix de Rome, em 1852, mas não obteve sucesso. Daniel Auber acreditava que o prêmio deveria ter ido para Saint-Saëns, considerando-se que ele era mais promissor que o vencedor, Léonce Cohen,
quarta-feira, 19 de julho de 2023
SCHUMANN Fantasiestucke op. 73
- Embora fossem originalmente destinados a clarinete e piano, Schumann indicou que a parte de clarinete também poderia ser executada em violino ou violoncelo. Robert Schumann escreveu as peças em apenas dois dias em fevereiro de 1849, e originalmente as intitulou "Soirée Pieces" antes de se decidir pelo título Fantasiestücke .
- Schumann gostava muito do título, já que o usou em várias obras. Este título poético promove a noção romântica fundamental de que a expressão criativa é o produto da imaginação irrestrita do artista.
- Além disso, as conotações de " fantasia " justificam as mudanças repentinas de humor.
terça-feira, 18 de julho de 2023
Liszt-Dante Sonata
- Après une Lecture du Dante: Fantasia quasi Sonata (em francês, After a Reading of Dante: Fantasia quasi Sonata ; também conhecida como Dante Sonata ) é uma sonata para piano em um movimento , completada pelo compositor húngaro Franz Liszt em 1849
- . Foi publicada pela primeira vez em 1856 como parte do segundo volume de seus Années de pèlerinage ( Anos de Peregrinação ). Esta obra de música de programa foi inspirada na leitura do poema de Victor Hugo “Après un Lecture du Dante”
segunda-feira, 17 de julho de 2023
Ludvig Norman-Piano Trio No.1 em ré maior Op.4
- O Piano Trio No.1 de Ludvig Norman em Ré Maior foi composto em 1849 enquanto ele estudava em Leipzig
- . Através dos esforços de seu amigo Robert Schumann , este trio, juntamente com vários outros de seus primeiros trabalhos, foi publicado.
- É uma obra jovem, não surpreendentemente mostrando a influência de Schumann e Mendelssohn , sem dúvida os dois compositores mais importantes da época
domingo, 16 de julho de 2023
George Onslow-Piano Quinteto em sol maior Op.76
- André George(s) Louis Onslow (27 de julho de 1784 - 3 de outubro de 1853) foi um compositor francês de ascendência inglesa.
- Sua riqueza, posição e gostos pessoais permitiram que ele seguisse um caminho desconhecido para a maioria de seus contemporâneos franceses, mais semelhante ao de seus contemporâneos compositores românticos alemães; sua música também teve muitos seguidores na Alemanha e na Inglaterra.
- Sua principal produção foi a música de câmara, mas também escreveu quatro sinfonias e quatro óperas . Onslow era estimado pelos críticos de sua época, mas sua reputação declinou rapidamente após sua morte. Só foi revivido nos últimos anos
sábado, 15 de julho de 2023
Johann Strauss- Marcha Radetzky Op. 228
- Marcha Radetzky ", Op. 228, é uma marcha composta por Johann Strauss Sr. e dedicada ao Marechal de Campo Joseph Radetzky von Radetz .
- Apresentada pela primeira vez em 31 de agosto de 1848 em Viena , logo se tornou popular entre os soldados em marcha.
- Observou-se que seu tom é mais comemorativo do que marcial; Strauss foi contratado para escrever a peça para comemorar a vitória de Radetzky na Batalha de Custoz
sexta-feira, 14 de julho de 2023
Offenbach-Grand Concerto para violoncelo em sol maior "Concerto militar
- É frequentemente esquecido que Offenbach foi um dos maiores virtuosos do violoncelo de seu tempo antes de alcançar a fama como o criador da ópera-bouffe francesa.
- Devido ao seu virtuosismo literalmente diabólico, ele era conhecido como o “Liszt do violoncelo”. Na verdade, ele até apareceu junto com Liszt, mas também fez vários shows em Paris e na Alemanha com Anton Rubenstein e Friedrich von Flotow.
- Foi Offenbach quem introduziu as sonatas para violoncelo de Beethoven na França. Muito maior que a alegria de representar, porém, era a paixão pela composição.
- Assim, desde tenra idade, ele escreveu uma quantidade impressionante de obras para seu instrumento favorito: muitas peças menores, mas também grandes como a Danse Bohémienne , o Grande Scène espagnole e, acima de tudo, oGrande Concerto para Violoncelle et Orchester (também conhecido como Concerto Militaire).
- Partes desta última obra foram estreadas em um concerto que Offenbach deu em 24 de abril de 1847 na Salle Moueau-Santi de Paris. É muito provável que Offenbach tenha tocado seu concerto em outras ocasiões, mas apenas uma outra apresentação em 24 de outubro de 1848 está documentada de forma confiável.
quarta-feira, 12 de julho de 2023
Schumann-2ª Sinfonia em dó op.61
- Em 1846 Schumann estreia no The Gewandhaus em Leipzig a sua Sinfonia nº2 em dó op.61 conduzida por Felix Mendelssohn.
- A Sinfonia em dó maior do compositor alemão Robert Schumann foi publicada em 1847 como sua Sinfonia nº 2, Op. 61 , embora fosse a terceira sinfonia que ele havia concluído, contando a sinfonia em si bemol maior publicada como nº 1 em 1841, e a versão original de sua sinfonia em ré menor de 1841 (posteriormente revisada e publicada como nº 4 ).
- É dedicado a Oscar I , rei da Suécia e da Noruega.
terça-feira, 11 de julho de 2023
Louis Moreau Gottschalk-Bamboula
segunda-feira, 10 de julho de 2023
Berlioz-A Danação de Fausto Op. 24
domingo, 9 de julho de 2023
Hans Christian Lumbye-Champagne Galop em ré maior Op.14
- Champagne Galop,em ré maior Op.14 é uma obra do compositor Hans Christian Lumbye que foi escrita para comemorar o segundo aniversário do Tivoli de Copenhague em 1845.
- Juntamente com Lumbye's Telegraph Galop e Copenhagen Steam Railway Galop , foi incluído no Cânone da Cultura Dinamarquesa de 2006 como uma obra-prima da música clássica dinamarquesa.
sexta-feira, 7 de julho de 2023
Mendelssohn-Spring song em la maior op 6
terça-feira, 4 de julho de 2023
Henry Litolff-Concerto sinfonico nº02 em si menor op.22
segunda-feira, 3 de julho de 2023
Berlioz.Roman Carnival Overture,
domingo, 2 de julho de 2023
Mendelssohn-Cello Sonata No. 2 em Ré maior Op58
- Felix Mendelssohn 's Cello Sonata No. 2 em Ré maior , Op . 58, foi composto no final de 1842 (anunciado em cartas de novembro) — primeira metade de 1843 (publicado em julho por F. Kistner ). O tema principal do primeiro movimento é uma reformulação de uma Sonata para piano não realizada em sol maior .
- ] A Sonata para violoncelo, dedicada ao violoncelista russo/polonês Conde Mateusz Wielhorski , tem quatro andamentos
Liszt.´-Canzone Napolitana S.248
- Durante seus anos como um virtuoso viajante, Liszt deu uma série de concertos por toda a Europa, seu repertório centrado em suas próprias composições, paráfrases e transcrições.
- Analisando os concertos que deu entre 1840 e 1845, pode-se observar que as cinco peças mais executadas foram o Grand Galop Chromatique , Der Erlkönig de Franz Schubert (transcrição editada pelo próprio Liszt), Réminiscences de Don Juan, Réminiscences de Robert le Diable e Reminiscências de Lucia de Lammermoor.
- Entre as obras de outros compositores, encontram-se composições como Convite para dançar de Carl Maria von Weber , as Mazurkas de Frédéric Chopin, estudos de compositores como Ignaz Moscheles , Chopin e Ferdinand Hiller, bem como obras importantes de compositores como Beethoven, Weber, Hummel e, ocasionalmente, obras de Bach , Handel e Domenico Scarlatti .