- Em 1742 a 25 de Agosto morreu em Lisboa Carlos Seixas um compositor e organista português que nascera em Coimbra em 11 de Junho de 1704
Päivi Vesalainen, harpsichord
Mirva Laine, violin
Hanne Lund, violin
Kaisa Ruotsalainen, viola
Elina Mattila, violoncello
O Concerto para Cravo em Lá maior de Carlos Seixas é uma das obras mais conhecidas do compositor português, que foi organista da Sé de Lisboa e deixou uma produção riquíssima, sobretudo para tecla.
-
🎹 Forma e estilo: segue o modelo barroco do concerto, com três andamentos (rápido–lento–rápido), influenciado pelo concerto italiano (sobretudo Vivaldi e Scarlatti, que esteve em Lisboa e terá influenciado Seixas).
-
✨ O cravo como protagonista: o instrumento não fica apenas a acompanhar, mas assume papel de destaque melódico, com passagens virtuosísticas, escalas e arpejos que mostram a habilidade de Seixas em escrever para tecla.
-
🎼 O 1º andamento (Allegro): tem energia rítmica e um caráter luminoso, típico do barroco tardio. É construído sobre diálogos entre o cravo e a orquestra.
-
🌙 O 2º andamento (Largo): mais expressivo, lírico, de caráter cantabile, explora a riqueza harmônica e o lado íntimo do instrumento.
-
🔥 O 3º andamento (Allegro): volta ao brilho, com vitalidade dançante, bastante próximo de um concerto grosso vivaldiano, mas com colorido harmônico que denuncia a originalidade de Seixas.
Importância histórica: é um testemunho do que se fazia em Portugal no barroco tardio e mostra como Seixas estava em sintonia com a Europa musical do seu tempo. O concerto em Lá maior é uma das poucas obras concertantes suas que sobreviveram, pois grande parte da produção perdeu-se no terramoto de 1755.
Sem comentários:
Enviar um comentário