terça-feira, 3 de agosto de 2010

Mozart-Serenata para Orquestra No. 9 em re major k 320


  • Em 1779 Mozart acaba em Salzburgo a sua Serenata para Orquestra No. 9 em ré maior k 320

A Serenata para Orquestra nº 9 em Ré maior, K. 320, de Wolfgang Amadeus Mozart, é uma das suas obras mais notáveis do gênero serenata, e é frequentemente chamada de "Posthorn" (ou “Corno dos Correios”), devido ao uso marcante desse instrumento no último movimento.

  • Contexto histórico e função

    • Composta em 1779, em Salzburgo, quando Mozart tinha cerca de 23 anos.

    • Escrita provavelmente para as celebrações de final de ano letivo na Universidade de Salzburgo.

    • Como outras serenatas, a K. 320 era destinada à execução ao ar livre e em ambiente festivo — mas distingue-se pela sua sofisticação estrutural e orquestração.

    Estrutura da obra

    A serenata tem sete movimentos, o que a torna uma obra longa e elaborada para o gênero. Aqui está um resumo:

    1. Adagio – Allegro con spirito
      – Abertura com grandeza e vivacidade. Já mostra o equilíbrio entre solenidade e festa.

    2. Menuetto
      – Dançante e aristocrático, como é típico nas serenatas.

    3. Concertante: Andante grazioso
      – Movimento lírico com destaque para solos de violino, flauta e oboé.

    4. Rondeau: Allegro ma non troppo
      – Um movimento gracioso e bem-humorado, com forma de rondó.

    5. Andantino
      – Mais calmo e introspectivo, contrastando com o resto da obra.

    6. Menuetto
      – Segundo minuet, reforçando o caráter festivo.

    7. Finale: Presto (com interlúdio para o Posthorn)
      – O famoso trecho com interlúdio para o Posthorn, instrumento associado às fanfarras dos carteiros. Essa sonoridade incomum confere originalidade e caráter pastoral.

    O posthorn (corno dos correios) não é um instrumento comum na orquestra clássica, e aqui Mozart o usa de forma quase cénica, evocando sons da vida cotidiana (como o toque que anunciava a chegada de uma diligência). É um toque de humor e realismo em meio à sofisticação clássica.

Aqui a interpretação é da Orchestra I Pomeriggi Musicali dirigida por Pietro Mianiti

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