terça-feira, 12 de dezembro de 2023

Shostakovitch-Piano Sonata No.1 em dó op.12

Em 1926 a 12 de Dezembro Dimitri Shostakovich estreia em Leninegrado o seu Piano Sonata No. 1 op.12 

 A primeira Sonata para Piano de Shostakovich data do outono de 1926, apenas três anos depois do primeiro trio para piano, mas vive num mundo totalmente diferente. A estreia da sua Primeira Sinfonia, em maio de 1926, uma obra decididamente modernista, tornou famoso o compositor de 19 anos, e ele explorou novas direções com grande confiança, apesar da consternação ocasional dos seus professores no Conservatório de Leningrado.


A primeira sonata para piano pode ser a mais agressivamente moderna das primeiras obras de Shostakovich. Os elementos temáticos soam atonais, mas por trás de todo o cromatismo muscular está um centro tonal persistente em Dó. A sonata de um movimento muda o andamento uma dúzia de vezes, mas para o ouvinte ela se resume a uma seção rápida, uma seção lenta e uma seção lenta. seção rápida. A parte lenta cria mais tensão do que repouso, e a sonata como um todo transmite uma sensação de movimento constante e implacável.

 O ex-professor de piano de Shostakovich chamou-a de "sonata para metrônomo acompanhada de piano". Ao contrário do trio, continuou a ser um dos favoritos de Shostakovich durante anos: ele tocava-o frequentemente nos seus concertos, talvez porque o considerasse um veículo perfeito para o seu tipo de virtuosismo.

Sem comentários: