A Petite Suite de Concert Op. 77 é um exemplo brilhante do talento de Coleridge-Taylor para criar música orquestral acessível, envolvente e bem orquestrada. Apesar de menos lembrado hoje do que a sua grande cantata Hiawatha’s Wedding Feast, este trabalho mostra sua habilidade comunicativa e melódica de forma compacta e envolvente. Um tesouro da música britânica do início do século XX que merece (re)descoberta.
Estrutura e instrumentação
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A suíte possui quatro movimentos contrastantes:
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Le caprice de Nannette (Dó maior) – uma peça vivaz e brincalhona;
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Demande et réponse (Sol maior) – o movimento mais conhecido, de caráter lírico e gracioso;
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Un sonnet d’amour (Lá maior) – uma serenata amorosa introspectiva;
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La tarantelle frétillante (Dó maior) – um encerramento enérgico e dançante, na forma de tarantella
Petite Suite de Concert, Op. 77
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A obra foi composta por Samuel Coleridge-Taylor por volta de 1910–1911, nos últimos anos de sua vida (ele faleceu em 1912)
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