O Concerto para Piano nº 19 em Fá maior, K. 459 de Wolfgang Amadeus Mozart foi concluído em dezembro de 1784. É uma obra que mostra Mozart já no auge da sua maturidade pianística, ao mesmo tempo em que mantém um frescor leve e brilhante típico do seu estilo
Estrutura:
O concerto segue o formato clássico em três movimentos:
-
Allegro – Radiante e elegante, apresenta uma atmosfera leve, quase operística.
-
Allegretto – Um movimento em compasso ternário, simples e lírico, com charme pastoral.
-
Allegro assai – Um rondó cheio de vitalidade e humor, considerado um dos finais mais engenhosos de Mozart.
-
-
Caráter geral:
Diferente de alguns concertos mais dramáticos (como o nº 20 em ré menor, K. 466), o nº 19 é brilhante, jovial e luminoso, frequentemente descrito como um concerto “feliz”. -
Aspecto teatral:
O concerto é muitas vezes apontado como tendo um espírito quase operístico, especialmente no diálogo entre piano e orquestra. O último movimento, em particular, lembra um final de ópera buffa, cheio de energia e leveza. -
🎶 Contexto:
Mozart escreveu esse concerto em Viena, numa fase em que estava intensamente ativo como pianista e compositor. Ele próprio o interpretava em seus concertos públicos. -
Curiosidade:
Beethoven conhecia bem este concerto — ele chegou a tocá-lo em Viena antes de se firmar como compositor.
👉 Esse concerto é muitas vezes chamado de “Concerto de coroação” (apesar de essa alcunha estar mais ligada ao nº 26, K. 537), porque também carrega uma nobreza luminosa que o torna especial.
Sem comentários:
Enviar um comentário