A Missa brevis Sancti Joannis de Deo, Hob. XXII:7, Novello 8, é uma missa em si bemol maior de Joseph Haydn. A missa brevis (missa curta) foi escrita por volta de 1775 para a ordem dos Barmherzige Brüder (Irmãos Hospitalários) de Eisenstadt, cujo padroeiro era João de Deus. Com pontuação modesta para soprano, coro misto de quatro partes, dois violinos, órgão e baixo, é conhecida como Kleine Orgelmesse (Pequena Missa de Órgão) devido a um extenso solo de órgão no movimento Benedictus que também inclui a única voz solo apresentada - uma soprano.
Haydn viveu em Eisenstadt, trabalhando para a corte de Nicolau II, Príncipe Esterházy. A composição foi escrita em 1774.
Por causa de um extenso solo de órgão no Benedictus, é conhecido como Kleine Orgelmesse (Pequena Missa de Órgão), referindo-se à Große Orgelsolomesse (Grande Missa de Órgão), um nome coloquial para a Missa in honorem Beatissimae Virginis Mariae, de Haydn. Quarta missa em Mi bemol maior. Um solo de órgão no Benedictus era uma prática comum na época.
Haydn tocou órgão na primeira apresentação, na capela do hospital dos Irmãos em Eisenstadt.
Sem comentários:
Enviar um comentário