Boccherini escreveu muito pouca música vocal; no entanto, ele deixou duas configurações do Stabat mater. Foi definido pela primeira vez em 1781 para soprano solo e cordas e depois em 1800 para dois sopranos e tenor, obviamente influenciado pelo imensamente popular Pergolesi Stabat mater de 1736. Existem muitas semelhanças na notação e na harmonia - até mesmo na mesma tonalidade de Fá menor é usado. A escrita é de extraordinária individualidade e parece vir direto do coração. Esta peça injustamente negligenciada é certamente uma das composições sagradas mais notáveis da época.
segunda-feira, 27 de maio de 2024
Boccherini-Stabat Mater
O texto carregado de emoção do Stabat mater foi uma inspiração para muitos compositores do Renascimento em diante e foi musicado em todos os estilos possíveis. Luigi Boccherini, violoncelista virtuoso e mestre inquestionável da música de câmara, compôs o seu próprio cenário com grande respeito pelo carácter do texto. O quinteto que acompanha o soprano solo possui as mesmas qualidades de equilíbrio e homogeneidade comuns às melhores obras de câmara do final do período Clássico, enquanto a mistura entre vozes e instrumentos é perfeita. O profundo respeito de Boccherini pelo texto permite-lhe identificar o caráter musical exato de cada verso
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