quinta-feira, 25 de janeiro de 2024
Debussy-Preludio para o entardecer dum fauno
Prélude à l'après-midi d'un Faune (Prelúdio à Tarde de um Fauno) é um poema sinfônico composto por Claude Debussy, músico clássico francês, entre 1892 e 1894, baseado em um poema de Stéphane Mallarmé. Sua estréia se deu em Paris na Société Nationale de Musique, no dia 22 de dezembro de 1894 sob a direção de Gustave Doret. Alguns críticos consideram sua apresentação como marco inicial da música moderna. É uma obra considerada um dos expoentes da música impressionista.
A música é baseada no poema L'Après-midi d'un faune de Stéphane Mallarmé, escrito em 1865 e publicado em 1876, com ilustrações do pintor impressionista francês, Édouard Manet. O poema conta a história, em um clima sensual, de um fauno que toca sua flauta nos bosques e fica excitado com a passagem de ninfas e náiades, tentando alcançá-las em vão. Então, muito cansado e fraco, cai em um sono profundo e passa a sonhar com visões que o levam a atingir os objetivos que dentro da realidade não tinha alcançado.
A música de Debussy e a poesia de Mallarmé inspiraram um balé, criado por Vaslav Nijinski em 1912, revolucionário para a época por sua sensualidade.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário