quarta-feira, 17 de janeiro de 2024

Sibelius-Sinfonia nº2 em ré maior op.43

A Sinfonia nº 2 em Ré maior, Op. 43, é uma obra em quatro movimentos para orquestra escrita de 1901 a 1902 pelo compositor finlandês Jean Sibelius. 

 Ele começou a escrever a sinfonia no inverno de 1901 em Rapallo, Itália, logo após a estreia bem-sucedida da popular Finlândia. Sibelius disse: “Minha segunda sinfonia é uma confissão da alma”. 

 Antecedentes e estreia O Barão Axel Carpelan , que deu o nome ao conhecido poema musical de Sibelius, Finlandia, escreveu ao compositor logo após sua estreia de sucesso: "Você está sentado em casa há um bom tempo, Sr. Sibelius, já é hora para você viajar. 

Você passará o final do outono e o inverno na Itália, um país onde se aprende cantabile, equilíbrio e harmonia, plasticidade e simetria das linhas, um país onde tudo é belo – até o feio. 

Você se lembra do que Itália significava para o desenvolvimento de Tchaikovsky e para Richard Strauss." Embora o Barão Carpelan não tivesse um tostão, ele levantou fundos suficientes para Sibelius ficar numa vila nas montanhas perto de Rapallo, Itália. 

Aqui, Sibelius anotou as primeiras notas de sua segunda sinfonia. Mais de um ano após a escrita dos primeiros motivos, a segunda sinfonia foi estreada pela Sociedade Orquestral de Helsínquia em 8 de março de 1902, com a regência do compositor. 

Após três apresentações com ingressos esgotados, Sibelius fez algumas revisões; a versão revisada teve sua primeira apresentação por Armas Järnefelt em 10 de novembro de 1903 em Estocolmo. 

 

Sem comentários: