segunda-feira, 31 de julho de 2023

Johann Strauss II-Provérbios do Oráculo op. 90 RV 90

  • Quando o mais velho Strauss morreu de escarlatina em Viena, em 1849, o mais jovem Strauss fundiu as duas orquestras e se engajou em mais turnês.

  •  Mais tarde, ele também compôs uma série de marchas patrióticas dedicadas ao imperador Habsburgo Francisco José I , tais como o "Kaiser Franz-Josef Marsch", Op. 67 e o "Kaiser Franz Josef Rettungs Jubel-Marsch", Op. 126, provavelmente para agradar aos olhos do novo monarca, que subiu ao trono austríaco após a revolução de 1848. 

  •   finalmente superou a fama de seu pai e se tornou um dos compositores de valsa mais populares da época, frequentemente percorrendo a Áustria, Polônia e Alemanha junto à sua orquestra. Ele se candidatou para a posição de Diretor Musical dos Bailes da Corte Real e acabou sendo nomeado em 1863.  

domingo, 30 de julho de 2023

Henryk Wieniawski-Violino concerto n01 em fã sustenido menor op 14

Henryk Wieniawski (Lublin, 10 de julho de 1835[1] – 31 de março de 1880[1]) foi um violinista e compositor polaco, considerado um dos maiores virtuosos do século XIX e comparado ao italiano Paganini.

 Está sepultado no Cemitério de Powązki em Varsóvia. 

 Henryk Wieniawski foi considerado um violinista de grande habilidade e escreveu algumas obras muito importantes no repertório de violino, incluindo dois concertos de violino tecnicamente exigentes, o segundo dos quais (em Ré menor, 1862) é executado com mais frequência do que o primeiro (em Fá sustenido menor, 1853). 

Sua L'École moderne: 10 Études-caprices é uma obra muito conhecida para aspirantes a violinista. His Polonaise Brillante , op. 4, Scherzo-Tarantelle , Op. 16 e Légende , Op. 17 também são trabalhos realizados com frequência 

sábado, 29 de julho de 2023

Brahms-Piano Sonata nº01 em fa menor op.2

  • A Sonata para Piano nº 2 em Fá menor , Op. 2 de Johannes Brahms foi escrito em Hamburgo, Alemanha , em 1852, e publicado no ano seguinte.

  •  Apesar de ser sua segunda obra publicada, na verdade foi composta antes de sua Sonata para piano nº 1 em dó maior , mas foi publicada posteriormente porque Brahms reconheceu a importância de uma publicação inaugural e sentiu que a sonata em dó maior era de qualidade superior.

  •  Foi enviado junto com sua primeira sonata para Breitkopf und Härtel com uma carta de recomendação de Robert Schumann. Schumann já havia elogiado Brahms com entusiasmo, e a sonata dá mostras de um esforço para impressionar, com sua exigência técnica e caráter altamente dramático.

  •  Foi dedicado a Clara Schumann

sexta-feira, 28 de julho de 2023

Offenbach-Concerto rondo em sol maior para cello e orquestr

  • Jacques Offenbach, nascido Jakob Eberst (Colônia, 20 de junho de 1819 — Paris, 5 de outubro de 1880) foi um compositor e violoncelista alemão da Era Romântica, radicado na França.

  •  Foi um paladino da opereta e um precursor do teatro musical moderno. Considerado pela crítica como o "Liszt do violoncelo", ele não só dedicou-se a compor várias obras para esse instrumento como participou de uma série de concertos nas principais capitais europeias.

  •  Na corte londrina, apresentou-se para a Rainha Vitória I e o príncipe Alberto.

quarta-feira, 26 de julho de 2023

Schumann-A peregrinaçao da rosa op112

  • O idílio de conto de fadas de Robert Schumann, The Rose Pilgrimage (1851), foi parte integrante do repertório de muitas sociedades corais até o primeiro terço do século XX. 

  • O fato de ter desaparecido quase completamente da vida de concerto hoje é muitas vezes atribuído ao libreto sentimental de Moritz Horn, que está totalmente de acordo com o gosto romântico da época, o tipicamente romântico,com Os ideais de Biedermeier (mundo de aldeia perfeito, felicidade doméstica como mãe). ) se misturaram e rapidamente se tornaram obsoletos no século XX.

  •  No entanto, a execução musical de Schumann mostra sua abordagem experimental e sempre inovadora do gênero oratório: por exemplo, ele joga habilmente com as formas de recitativo, arioso e canção folclórica, que se alternam em um pequeno espaço.

segunda-feira, 24 de julho de 2023

24 de Julho

Nascimento em Paris de Adolph Charles ADAM , conhecido pela autoria do ballet Giselle e que viria a musicar mais tarde outra obra ,inspirada num poema de Lord Byron, chamada le Corsaire.

Schumann- Abertura Júlio César Op. 128

  • A Abertura Júlio César , Op. 128 é uma abertura de concerto escrita por Robert Schumann em 1851 , inspirada na peça Júlio César de Shakespeare e influenciada pelas Aberturas Egmont e Coriolano de Ludwig van Beethoven

  •  Esta peça foi a segunda de uma série de três aberturas de concerto inspiradas em temas literários escritos pelo mestre alemão durante seus primeiros anos em Düsseldorf : A Noiva de Messina , Op. 100 baseado na obra homônima de Schiller e Hermann und Dorothea , Op. 136 baseado no poema épico de Goethe .

  •  O ano de 1851 foi de intensa atividade para Schumann: ele não apenas completou essas três aberturas , mas também escreveu seu Piano Trio nº 3 , suas Sonatas para violino nº 1 e nº 2., um oratório de câmara, lieder, obras para coro e orquestra, bem como obras para piano solo; e revisou completamente sua Sinfonia nº 4 . .

domingo, 23 de julho de 2023

Niels Gade-Sinfonia n.° 4 em si bemol maior op. 20

Niels Wilhelm Gade (Copenhaga, 22 de fevereiro de 1817 – Copenhaga, 21 de dezembro de 1890) foi um compositor, organista, violinista e director de orquestra dinamarquês, contemporâneo de Robert Schumann e representante das escolas nacionais nórdicas.

sábado, 22 de julho de 2023

Eduard Lalo-Piano Trio No. 3 em la menor Op.26

O Terceiro Trio para Piano de Lalo , datado de 1880, foi uma das primeiras obras desse tipo e, como tal, marca uma clara ruptura com os dois trios anteriores. 

O tema principal do movimento de abertura, Allegro appassionato , consiste em um diálogo entre o violino e o violoncelo, com cada instrumento expondo apenas parte do tema. Lentamente, a música se torna mais apaixonada por meio de aumentos dinâmicos graduais. O efeito geral é de água em uma chaleira fervendo, você pode ouvir o clímax chegando.

 O movimento seguinte,Presto , é um scherzo ardente. Aqui, talvez mais do que em qualquer outro lugar do trio, a emergente escola francesa de composição instrumental é muito aparente, tanto no scherzo brilhante e turbulento quanto em seu trio mais calmo e relaxado.

 O movimento lento é o mais longo. O tema principal se desenvolve muito lentamente, como uma flor mostrada na fotografia de lapso de tempo. No final, Allegro agitato, Lalo começa com uma poderosa e cativante melodia semelhante a uma marcha. Seguem-se dois outros excelentes temas. Uma obra muito boa, que claro, deve ser ouvida em conjunto.

Eduard Lalo-Piano Trio No. 1 em do menor Op.7

. Durante a década de 1850, Lalo foi um dos primeiros compositores franceses a se dedicar à composição de música de câmara, produzindo três trios para piano, uma sonata para violino, uma sonata para violoncelo e um quarteto de cordas.

 Embora essas composições geralmente estejam fora do repertório tradicional, todas são obras finas que merecem mais exposição. 

 O primeiro trio de piano de Lalo em dó menor, Op. 7 provavelmente foi composta por volta de 1850, quando Lalo tinha 27 anos.

 A década anterior testemunhou o aparecimento de trios de piano de Mendelssohn (já falecido), dois dos três trios de Schumann e os trios juvenis do belga César Franck. Brahms tinha apenas 17 anos e seus trios não se materializariam por uns bons trinta anos.

 Não é de surpreender que o caráter musical de Lalo neste trio evoque Schumann e especialmente Mendelssohn, mas inserido em um contexto histórico francês, 

Lalo foi um pioneiro ousado estabelecendo um novo gênero. O trio é composto por quatro andamentos de estilo tradicional germânico, sendo que a predominância do tom de dó menor confere à obra um carácter inquieto, sombrio e dramático cheio de fortes contrastes dinâmicos e uma sonoridade grande e poderosa

sexta-feira, 21 de julho de 2023

Liszt : Prometheus

  • Franz Liszt compôs seu Prometheus em 1850, numerando-o no. 5 em seu ciclo de poemas sinfônicos quando o revisou em 1855.

  •  A obra é baseada no mito grego detalhando o roubo do fogo dos deuses pelo Titã Prometeu 

  • Em 1850, Franz Liszt compôs uma abertura e oito coros com acompanhamento de orquestra para Der entfesselte Prometheus ( Prometheus Unbound ) de Johann Gottfried Herder , uma obra mitológica de treze cenas concebida como uma sequência de Prometheus Bound de Ésquilo .

  • Liszt deu indicações para a orquestração e, a partir dessas notas, o ajudante de Liszt, Joachim Raffproduziu uma partitura que foi usada na primeira apresentação. 

  • Este concerto comemorou a inauguração de um monumento a Herder em 24 de agosto de 1850.

  •  Em 1855, Liszt revisou a abertura e os refrões, acrescentou novos instrumentos, principalmente sopros, o que resultou na expansão da abertura para um poema sinfônico e dos coros para uma obra de palco de concerto. O poema sinfônico foi apresentado pela primeira vez em 18 de outubro de 1855

quinta-feira, 20 de julho de 2023

Miaskovsky-Sinfonia No. 23 em lá menor op.56

Em 1924 a 20 de Julho Miaskovsky estreia em Moscovo a Sinfonia No. 23 em lá menor op.56

Saint-Saenz-Sinfonia em la maior

Charles-Camille Saint-Saëns (Paris, 9 de outubro de 1835 – Argel, 16 de dezembro de 1921) foi um compositor, organista, maestro e pianista francês da Era Romântica.

  •  Seus trabalhos mais conhecidos incluem Introdução e Rondo Caprichoso (1863), seu Segundo Concerto para Piano (1868), seu Primeiro Concerto para Violoncelo (1872), Dança Macabra (1874), a ópera Sansão e Dalila (1877), o Terceiro Concerto para Violino (1880), sua Terceira Sinfonia (1886) e O Carnaval dos Animais (1886).

  •  Dentre as composições como estudante de Saint-Saëns estão uma sinfonia em Lá Maior (1850) e uma peça de coral, e Les Djinns (1850), para um poema de Victor Hugo. 

  • Ele competiu para premier musical da França, o Prix de Rome, em 1852, mas não obteve sucesso. Daniel Auber acreditava que o prêmio deveria ter ido para Saint-Saëns, considerando-se que ele era mais promissor que o vencedor, Léonce Cohen,  

quarta-feira, 19 de julho de 2023

SCHUMANN Fantasiestucke op. 73

Fantasiestücke para clarinete e piano, Op . 73, foram escritos em 1849 por Robert Schumann . 

  • Embora fossem originalmente destinados a clarinete e piano, Schumann indicou que a parte de clarinete também poderia ser executada em violino ou violoncelo. Robert Schumann escreveu as peças em apenas dois dias em fevereiro de 1849, e originalmente as intitulou "Soirée Pieces" antes de se decidir pelo título Fantasiestücke . 

  • Schumann gostava muito do título, já que o usou em várias obras. Este título poético promove a noção romântica fundamental de que a expressão criativa é o produto da imaginação irrestrita do artista.

  •  Além disso, as conotações de " fantasia " justificam as mudanças repentinas de humor.

terça-feira, 18 de julho de 2023

Liszt-Dante Sonata

  • Après une Lecture du Dante: Fantasia quasi Sonata (em francês, After a Reading of Dante: Fantasia quasi Sonata ; também conhecida como Dante Sonata ) é uma sonata para piano em um movimento , completada pelo compositor húngaro Franz Liszt em 1849

  • . Foi publicada pela primeira vez em 1856 como parte do segundo volume de seus Années de pèlerinage ( Anos de Peregrinação ). Esta obra de música de programa foi inspirada na leitura do poema de Victor Hugo “Après un Lecture du Dante”  

segunda-feira, 17 de julho de 2023

Ludvig Norman-Piano Trio No.1 em ré maior Op.4

  • O Piano Trio No.1 de Ludvig Norman em Ré Maior foi composto em 1849 enquanto ele estudava em Leipzig

  • . Através dos esforços de seu amigo Robert Schumann , este trio, juntamente com vários outros de seus primeiros trabalhos, foi publicado. 

  • É uma obra jovem, não surpreendentemente mostrando a influência de Schumann e Mendelssohn , sem dúvida os dois compositores mais importantes da época

domingo, 16 de julho de 2023

George Onslow-Piano Quinteto em sol maior Op.76

  • André George(s) Louis Onslow (27 de julho de 1784 - 3 de outubro de 1853) foi um compositor francês de ascendência inglesa. 

  • Sua riqueza, posição e gostos pessoais permitiram que ele seguisse um caminho desconhecido para a maioria de seus contemporâneos franceses, mais semelhante ao de seus contemporâneos compositores românticos alemães; sua música também teve muitos seguidores na Alemanha e na Inglaterra.

  •  Sua principal produção foi a música de câmara, mas também escreveu quatro sinfonias e quatro óperas . Onslow era estimado pelos críticos de sua época, mas sua reputação declinou rapidamente após sua morte. Só foi revivido nos últimos anos

sábado, 15 de julho de 2023

Johann Strauss- Marcha Radetzky Op. 228

  • Marcha Radetzky ", Op. 228, é uma marcha composta por Johann Strauss Sr. e dedicada ao Marechal de Campo Joseph Radetzky von Radetz . 

  •  Apresentada pela primeira vez em 31 de agosto de 1848 em Viena , logo se tornou popular entre os soldados em marcha. 

  • Observou-se que seu tom é mais comemorativo do que marcial; Strauss foi contratado para escrever a peça para comemorar a vitória de Radetzky na Batalha de Custoz

sexta-feira, 14 de julho de 2023

Offenbach-Grand Concerto para violoncelo em sol maior "Concerto militar

  • É frequentemente esquecido que Offenbach foi um dos maiores virtuosos do violoncelo de seu tempo antes de alcançar a fama como o criador da ópera-bouffe francesa.

  •  Devido ao seu virtuosismo literalmente diabólico, ele era conhecido como o “Liszt do violoncelo”. Na verdade, ele até apareceu junto com Liszt, mas também fez vários shows em Paris e na Alemanha com Anton Rubenstein e Friedrich von Flotow. 

  • Foi Offenbach quem introduziu as sonatas para violoncelo de Beethoven na França. Muito maior que a alegria de representar, porém, era a paixão pela composição. 

  • Assim, desde tenra idade, ele escreveu uma quantidade impressionante de obras para seu instrumento favorito: muitas peças menores, mas também grandes  como a Danse Bohémienne , o Grande Scène espagnole e, acima de tudo, oGrande Concerto para Violoncelle et Orchester (também conhecido como Concerto Militaire). 

  • Partes desta última obra foram estreadas em um concerto que Offenbach deu em 24 de abril de 1847 na Salle Moueau-Santi de Paris. É muito provável que Offenbach tenha tocado seu concerto em outras ocasiões, mas apenas uma outra apresentação em 24 de outubro de 1848 está documentada de forma confiável.

quarta-feira, 12 de julho de 2023

Schumann-2ª Sinfonia em dó op.61

  • Em 1846  Schumann estreia no The Gewandhaus em Leipzig a sua Sinfonia nº2 em dó op.61 conduzida por Felix Mendelssohn.

  •  A Sinfonia em dó maior do compositor alemão Robert Schumann foi publicada em 1847 como sua Sinfonia nº 2, Op. 61 , embora fosse a terceira sinfonia que ele havia concluído, contando a sinfonia em si bemol maior publicada como nº 1 em 1841, e a versão original de sua sinfonia em ré menor de 1841 (posteriormente revisada e publicada como nº 4 ).

  •  É dedicado a Oscar I , rei da Suécia e da Noruega.

terça-feira, 11 de julho de 2023

Louis Moreau Gottschalk-Bamboula

Bamboula , Op . 2, é uma composição fantástica para piano escrita pelo compositor americano Louis Moreau Gottschalk durante um delírio de febre tifoide nacidade francesa de Clermont-sur-l'Oise no verão de 1848.Dedicada "à sa Majesté Isabelle II , Reine des Espagnes ",é a primeira do chamado conjunto de quatro " peças crioulas da Louisiana " que Gottschalk compôs

segunda-feira, 10 de julho de 2023

Berlioz-A Danação de Fausto Op. 24

A Danação de Fausto (em francês: La damnation de Faust), Op. 24, é uma composição musical para quatro solistas, coros e orquestra do compositor francês Hector Berlioz. A Danação de Fausto que Berlioz classificou como uma "lenda dramática" (légende dramatique) teve a sua primeira apresentação na Opéra-Comique em Paris em 6 de Dezembro de 1846

domingo, 9 de julho de 2023

Hans Christian Lumbye-Champagne Galop em ré maior Op.14

  • Champagne Galop,em ré maior Op.14 é uma obra do compositor Hans Christian Lumbye que foi escrita para comemorar o segundo aniversário do Tivoli de Copenhague em 1845. 

  • Juntamente com Lumbye's Telegraph Galop e Copenhagen Steam Railway Galop , foi incluído no Cânone da Cultura Dinamarquesa de 2006 como uma obra-prima da música clássica dinamarquesa.

sexta-feira, 7 de julho de 2023

Mendelssohn-Spring song em la maior op 6

"Canção da Primavera", nome comum para a Canção Sem Palavras, Opus 62 No.1 em Lá maior , ou Frühlingslied de Felix Mendelssohn

terça-feira, 4 de julho de 2023

Henry Litolff-Concerto sinfonico nº02 em si menor op.22

Henry Litolff nasceu em Londres, mas aos 17 anos começou a percorrer a Europa como pianista, regente e compositor. Ele compôs e ensinou durante a maior parte de sua vida e tornou-se amigo de uma variedade de compositores e músicos do século 19, entre eles Liszt e Berlioz . Sua vida foi seguida, já que ele compôs muito, direção uma editora musical até 1858 (seu filho adotivo continuo a administrar o negócio depois que Litolff se divorciou de sua mãe), introdução pela Europa como solista e se casou quatro vezes! Litolff deve ter sido um pianista virtuoso, pois a maioria dos concertos foram escritos pelo compositor para serem executados por eles mesmos. Existem apenas 4 dessas obras, pois a 1ª é considerada perdida. O 2º Concerto Symphonique foi escrito em 1844.

segunda-feira, 3 de julho de 2023

Berlioz.Roman Carnival Overture,

Em 1844 3 de Fevereiro Berlios estreia em Paris, na sala Herz a Roman Carnival Overture op.9 de Berlioz conduzida pelo próprio Le carnaval romain, ouverture pour orchester (Abertura do Carnaval Romano), Op. 9. Composta em 1843 e apresentada pela primeira vez na Salle Herz , Paris, em 3 de fevereiro de 1844. Uma abertura autônoma destinada à apresentação de concerto, composta de material e temas da ópera Benvenuto Cellini de Berlioz , incluindo algumas músicas da cena carnavalesca da ópera – daí o título da abertura. É composta para grande orquestra, está no tom de Lá maior e apresenta um solo proeminente e famoso para o cor inglês

domingo, 2 de julho de 2023

Mendelssohn-Cello Sonata No. 2 em Ré maior Op58

HISTORIA DA MUSICA-1843

  • Felix Mendelssohn 's Cello Sonata No. 2 em Ré maior , Op . 58, foi composto no final de 1842 (anunciado em cartas de novembro) — primeira metade de 1843 (publicado em julho por F. Kistner ).  O tema principal do primeiro movimento é uma reformulação de uma Sonata para piano não realizada em sol maior .

  • ] A Sonata para violoncelo, dedicada ao violoncelista russo/polonês Conde Mateusz Wielhorski , tem quatro andamentos

Liszt.´-Canzone Napolitana S.248

  • Durante seus anos como um virtuoso viajante, Liszt deu uma série de concertos por toda a Europa, seu repertório centrado em suas próprias composições, paráfrases e transcrições. 

  • Analisando os concertos que deu entre 1840 e 1845, pode-se observar que as cinco peças mais executadas foram o Grand Galop Chromatique , Der Erlkönig de Franz Schubert (transcrição editada pelo próprio Liszt), Réminiscences de Don Juan, Réminiscences de Robert le Diable e Reminiscências de Lucia de Lammermoor.

  •  Entre as obras de outros compositores, encontram-se composições como Convite para dançar de Carl Maria von Weber , as Mazurkas de Frédéric Chopin, estudos de compositores como Ignaz Moscheles , Chopin e Ferdinand Hiller, bem como obras importantes de compositores como Beethoven, Weber, Hummel e, ocasionalmente, obras de Bach , Handel e Domenico Scarlatti .