Embora essas composições geralmente estejam fora do repertório tradicional, todas são obras finas que merecem mais exposição.
O primeiro trio de piano de Lalo em dó menor, Op. 7 provavelmente foi composta por volta de 1850, quando Lalo tinha 27 anos.
A década anterior testemunhou o aparecimento de trios de piano de Mendelssohn (já falecido), dois dos três trios de Schumann e os trios juvenis do belga César Franck. Brahms tinha apenas 17 anos e seus trios não se materializariam por uns bons trinta anos.
Não é de surpreender que o caráter musical de Lalo neste trio evoque Schumann e especialmente Mendelssohn, mas inserido em um contexto histórico francês,
Lalo foi um pioneiro ousado estabelecendo um novo gênero. O trio é composto por quatro andamentos de estilo tradicional germânico, sendo que a predominância do tom de dó menor confere à obra um carácter inquieto, sombrio e dramático cheio de fortes contrastes dinâmicos e uma sonoridade grande e poderosa
Sem comentários:
Enviar um comentário