- A Grande Sinfonia Heroica foi composta, ao que tudo indica, em solo brasileiro, nos anos em que Neukmonn trabalhou para Dom João VI.
- Ao sugerir um título, o compositor nos coloca alguns indícios: o adjetivo grande liga-se, primeiramente, à sua dimensão, já que está organizada em quatro movimentos, seguindo os passos de seu mestre, Joseph Haydn.
- A combinação com o adjetivo heroico acrescenta os sentidos de imponência e majestade, marcando assim o caráter que delineia a obra.
- Ao chegar ao Brasil em 1816, Sigismund Ritter von Neukomm integrava a comitiva do Duque de Luxemburgo que tinha como tarefa estreitar as relações entre França e Brasil.
- A corte lusitana já se havia estabelecido na cidade do Rio de Janeiro desde 1808. Assim, instituições como a Capela Real e a Real Casa de Ópera estavam devidamente instaladas e em pleno funcionamento. Imediatamente Neukomm foi integrado à vida musical como professor público de música, compositor e instrumentista, tornando-se instrutor de D. Pedro I, Dona Leopoldina e da princesa Isabel.
- Deu aulas a Francisco Manoel da Silva e manteve uma convivência muito próxima a José Maurício Nunes Garcia.
terça-feira, 28 de fevereiro de 2023
Sigismund von Neukomm-Grande sinfonia heroica Op 19
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário