O Quinteto para Clarinete e Quarteto de Cordas em Si bemol maior, Op. 34, de Carl Maria von Weber, é uma das obras mais importantes do repertório camerístico para clarinete.
- Weber estreou-o em Munique em 1815 a 24 de Agosto com Heinrich Barmann como solista
Algumas características marcantes:
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Composição: Foi escrito em 1811, numa época em que Weber estava a colaborar intensamente com o clarinetista virtuoso Heinrich Bärmann. É justamente a habilidade extraordinária de Bärmann que inspirou Weber a explorar ao máximo a expressividade e a técnica do instrumento.
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Estrutura: O quinteto segue a forma tradicional em quatro movimentos:
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Allegro (forma-sonata, virtuosismo logo de início, com contrastes líricos).
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Fantasia (Adagio ma non troppo) – um movimento altamente expressivo, quase operístico, onde o clarinete canta como uma voz humana.
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Menuetto, capriccio presto – espírito dançante e leve, com brincadeiras rítmicas.
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Rondo (Allegro giocoso) – final brilhante e cheio de energia.
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Estilo: Embora Weber seja visto como um dos primeiros compositores do romantismo, aqui ele combina ainda elementos clássicos (forma, clareza de escrita) com antecipações românticas (grande lirismo, tratamento quase “teatral” do clarinete, que lembra a escrita vocal das suas óperas).
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Importância: É considerado um marco no repertório do clarinete, ao lado dos quintetos de Mozart (K. 581) e de Brahms (Op. 115), embora de caráter bem diferente: enquanto o de Mozart é lírico e equilibrado, e o de Brahms é crepuscular e introspectivo, o de Weber é virtuosístico, cheio de brilho e dramatismo.
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