quarta-feira, 11 de setembro de 2024

Haydn-Missa in honorem Sanctae Ursulae

Michael Haydn completou a Missa in honorem Sanctae Ursulae, Klafsky 1:18, MH 546, em 5 de agosto de 1793, provavelmente para ser usada na cerimônia em que Ursula Oswald, filha de um amigo, professou seus votos religiosos na abadia beneditina de Frauenwörth Chiemsee.

A Missa in honorem Sanctae Ursulae (Hob. XXII:11) de Joseph Haydn é uma obra sacra de grande beleza e importância, mas relativamente menos conhecida do que outras missas suas, como a Missa Nelson ou a Harmoniemesse. Eis alguns pontos importantes sobre esta missa:

Contexto histórico e composição

  • Composta em 1766, é uma das primeiras missas de Haydn após ele ter assumido oficialmente o cargo de Kapellmeister na corte dos Esterházy, sucedendo Gregor Werner.

  • Dedicada a Santa Úrsula, mártir e santa cristã, provavelmente em celebração do dia de seu nome (21 de outubro).

  • Ainda está dentro da fase mais galante de Haydn, anterior ao seu pleno classicismo maduro.

Características musicais

  • Escrita em mi bemol maior, tonalidade frequente nas obras sacras do período.

  • Estrutura tradicional da missa latina: Kyrie, Gloria, Credo, Sanctus, Benedictus e Agnus Dei.

  • Uso de solistas (SATB), coro e orquestra, com destaque para a alternância entre os grupos e a escrita contrapontística clara.

  • O estilo ainda é bastante influenciado pelo barroco tardio, com passagens fugadas e linhas vocais ornamentadas, mas já aponta para a leveza do estilo clássico.

Destaques musicais

  • O "Kyrie" tem um lirismo suave, com chamadas de súplica bem equilibradas entre solistas e coro.

  • O "Gloria" é mais expansivo e alegre, com seções rápidas que mostram o domínio de Haydn do contraponto animado.

  • O "Credo" é sólido, com uma arquitetura clara e afirmação de fé muito bem delineada.

  • O "Sanctus" e o "Benedictus" contrastam entre majestade e introspecção.

  • O "Agnus Dei", como em muitas missas, encerra de forma serena, pedindo pela paz (dona nobis pacem) com intensidade crescente.


🕯️ Interpretação e espiritualidade

  • Embora menos dramática do que as missas tardias, a Missa Sanctae Ursulae mostra a capacidade de Haydn de unir devoção, elegância e profundidade emocional.

  • Pode ser vista como uma ponte entre o estilo barroco vienense tardio e o classicismo pleno, com um sabor ainda cerimonial, mas já com grande refinamento melódico.

Sem comentários: