Embora seja chamada de “Sinfonia”, trata-se de uma obra para orquestra, coro e dois solistas (soprano e barítono), o que a aproxima bastante de um oratório sinfônico.
Contexto e Texto
Vaughan Williams baseou-se em poemas de Walt Whitman, sobretudo da coletânea Leaves of Grass. Ele encontrou na poesia de Whitman uma linguagem universal e espiritual, que lhe permitiu transcender os moldes sinfônicos germânicos dominantes na época.
Os textos celebram o mar como metáfora do infinito, da jornada humana e do espírito explorador.
Estrutura em 4 movimentos
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A Song for All Seas, All Ships
– Grandioso e quase wagneriano no uso do coro e da orquestra. É uma ode à viagem e aos navegantes, abrindo com uma explosão coral “Behold, the sea itself!”. -
On the Beach at Night Alone
– Movimento mais introspectivo, centrado no barítono e no coro, com atmosfera contemplativa e harmonia refinada. A música evoca o mistério do cosmos refletido no mar noturno. -
Scherzo: The Waves
– Aqui a orquestra toma a dianteira, pintando um retrato vívido e quase impressionista das ondas em movimento. É o trecho mais puramente sinfônico, com escrita rítmica complexa e muito brilho orquestral. -
The Explorers
– Movimento final extenso e transcendental, baseado no trecho “Passage to India” de Whitman. A música celebra a expansão espiritual e a exploração do desconhecido. A sinfonia termina num clima de ascensão, quase mística.
Estilo musical
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Harmonia modal típica de Vaughan Williams, influenciada pelo canto coral inglês e pela música renascentista britânica.
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Orquestração rica e luminosa, às vezes lembrando Debussy, mas com identidade britânica muito marcada.
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O uso do coro como parte integrante da arquitetura sinfônica (não apenas como adorno) foi inovador para a música inglesa da época.
Importância
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É considerada a primeira grande sinfonia coral britânica, e estabeleceu Vaughan Williams como um dos principais compositores da Inglaterra do século XX.
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Rompeu com o domínio germânico, abrindo espaço para uma voz nacional inglesa no campo sinfônico.
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Antecede em alguns anos obras como a Sinfonia dos Salmos de Stravinsky (1930) e outras sinfonias corais modernas.
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