quinta-feira, 5 de outubro de 2023

Ralph Vaughan Williams-Sinfonia nº. 1 op.52

Em 1910 a 6 de Outubro, Ralph Vaughan Williams estreia em Leeds a Symphony No. 1, A Sea Symphony op.52. è uma sinfonia coral com poemas de Walt Whitman.

A Sinfonia n.º 1, Op. 52, também conhecida como “A Sea Symphony”, é uma das obras mais monumentais de Ralph Vaughan Williams. Composta entre 1903 e 1909 (e revista até 1925), foi estreada em 1910 no Festival de Leeds, com a regência do próprio compositor.

Embora seja chamada de “Sinfonia”, trata-se de uma obra para orquestra, coro e dois solistas (soprano e barítono), o que a aproxima bastante de um oratório sinfônico.

Contexto e Texto

Vaughan Williams baseou-se em poemas de Walt Whitman, sobretudo da coletânea Leaves of Grass. Ele encontrou na poesia de Whitman uma linguagem universal e espiritual, que lhe permitiu transcender os moldes sinfônicos germânicos dominantes na época.
Os textos celebram o mar como metáfora do infinito, da jornada humana e do espírito explorador.

Estrutura em 4 movimentos

  1. A Song for All Seas, All Ships
    – Grandioso e quase wagneriano no uso do coro e da orquestra. É uma ode à viagem e aos navegantes, abrindo com uma explosão coral “Behold, the sea itself!”.

  2. On the Beach at Night Alone
    – Movimento mais introspectivo, centrado no barítono e no coro, com atmosfera contemplativa e harmonia refinada. A música evoca o mistério do cosmos refletido no mar noturno.

  3. Scherzo: The Waves
    – Aqui a orquestra toma a dianteira, pintando um retrato vívido e quase impressionista das ondas em movimento. É o trecho mais puramente sinfônico, com escrita rítmica complexa e muito brilho orquestral.

  4. The Explorers
    – Movimento final extenso e transcendental, baseado no trecho “Passage to India” de Whitman. A música celebra a expansão espiritual e a exploração do desconhecido. A sinfonia termina num clima de ascensão, quase mística.

Estilo musical

  • Harmonia modal típica de Vaughan Williams, influenciada pelo canto coral inglês e pela música renascentista britânica.

  • Orquestração rica e luminosa, às vezes lembrando Debussy, mas com identidade britânica muito marcada.

  • O uso do coro como parte integrante da arquitetura sinfônica (não apenas como adorno) foi inovador para a música inglesa da época.

Importância

  • É considerada a primeira grande sinfonia coral britânica, e estabeleceu Vaughan Williams como um dos principais compositores da Inglaterra do século XX.

  • Rompeu com o domínio germânico, abrindo espaço para uma voz nacional inglesa no campo sinfônico.

  • Antecede em alguns anos obras como a Sinfonia dos Salmos de Stravinsky (1930) e outras sinfonias corais modernas.

 

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