Robert Volkmann nasceu em Lommatzsch, perto de Meißen, no Reino da Saxônia. Seu pai, diretor musical de uma igreja, treinou-o na música para prepará-lo como sucessor.
Assim, Volkmann aprendeu a tocar órgão e piano com seu pai, estudou violino e violoncelo com Friebel, e aos 12 anos já tocava violoncelo em quartetos de cordas de Haydn, Mozart e Beethoven.
Em 1832, ingressou no Ginásio de Freiberg com o objetivo de se tornar professor. Lá ele estudou música com August Ferdinand Anacker, que o encorajou a se dedicar mais plenamente à música.
Em Leipzig conheceu Robert Schumann que o incentivou nos estudos. Eles se encontraram novamente várias vezes depois disso.
Ao visitar Viena em 1864, Volkmann conheceu Johannes Brahms e se tornaram amigos íntimos. Em cartas, eles se dirigiam como "lieber Freund" ("querido amigo").
A partir da década de 1870, Volkmann desacelerou e compôs muito pouco. De 1875 até sua morte, foi professor de harmonia e contraponto na Academia Nacional de Música de Budapeste, onde Liszt era o diretor.
Volkmann morreu em Budapeste aos 68 anos.
Sem comentários:
Enviar um comentário