quarta-feira, 30 de junho de 2010

Jiri Antonin Benda-Sinfonia n 1


  • Em 1722 a 30 de Junho  Jiří Antonín Benda, também conhecido como George Benda, nasceu em Benátky nad Jizerou, na república Checa e vindo a morrer em Köstritz, a 6 de Novembro de 1795 foi mestre de capela, violinista e compositor
Inicialmente dedicou-se mais à música instrumental e à música de igreja, porque o clero local não admitia a música de teatro. Mas para o aniversário da Duquesa Luise Dorothea, em 1765, escreveu sua primeira ópera, Xindo Reconnosciuto. A partir de então produziu diversas pequenas óperas italianas chamadas intermezzi. Foi mandado à Itália para estudar ópera e, retornando, escreveu vários trabalhos populares.


As obras que o fizeram famoso foram os melodramas Ariadne auf Naxos, Medea e Pygmalion. Também escreveu diversas canções, sendo as mais famosas Der Dorfjahrmarkt e Romeo und Julie.

Suas composições influenciaram, mais tarde, diversos compositores, como Mozart.

Seu filho, Friedrich Ludwig Benda (1752-92) também foi compositor.

Aqui apresento a sua Sinfonia n 1

A Sinfonia n.º 1 de Jiří Antonín Benda (também conhecido como Georg Anton Benda) é uma obra interessante dentro do contexto do pré-classicismo — um período de transição entre o Barroco e o Classicismo pleno, que Benda viveu intensamente

Embora não seja uma obra amplamente gravada ou executada com frequência hoje, as sinfonias de Benda seguem o modelo pré-haydiano:

  • Estrutura geralmente em três movimentos (rápido – lento – rápido), embora algumas versões adotem a forma em quatro.

  • Textura galante, com ênfase na melodia clara e acompanhamento leve.

  • Harmonia simples, mas com ocasional ousadia cromática (influência do Sturm und Drang).

  • Orquestração enxuta, com cordas e algumas madeiras ou trompas.


Sem comentários: