sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Mahler-Sinfonia nº07 em mi menor

  • Em 1908 a 19 de setembro,  estreia-se em Praga a 7ª Sinfonia em mi menor de Mahler,com orquestra conduzida pelo próprio compositor. Aqui a interpretação é da Vienna Philharmonic conduzida por Leonard Bernstein
  • A Sétima Sinfonia de Mahler (1904–1905) é uma das obras mais enigmáticas e fascinantes do compositor — e também uma das menos imediatamente acessíveis. Eis alguns pontos essenciais sobre ela:

    Estrutura e caráter

    • A obra tem cinco movimentos, num arco simétrico:

      1. Langsam — Allegro risoluto, ma non troppo
        — Introdução sombria com tenorhorn (instrumento incomum), seguida de um movimento vigoroso e complexo.

      2. Nachtmusik I (Allegro moderato)
        — Uma marcha noturna de caráter misterioso e algo grotesco.

      3. Scherzo (Schattenhaft)
        — Dança espectral, com timbres fantasmagóricos; soa como música de um baile de sombras.

      4. Nachtmusik II (Andante amoroso)
        — Uma serenata intimista, com bandolim e guitarra, de atmosfera galante e quase mozartiana.

      5. Rondo-Finale (Allegro ordinario)
        — Surpreendentemente jubiloso, quase bruscamente otimista, contrastando com os movimentos anteriores.

    Temas e atmosfera

    • É muitas vezes chamada de “Sinfonia da Noite”, pois os três movimentos centrais evocam diferentes faces da noite (mistério, sonho, amor).

    • O primeiro movimento começa em mi menor e o último termina de forma exuberante em dó maior — um percurso tonal que sugere uma travessia das trevas para a luz.

    • Essa transição abrupta e até irônica no final deixou muitos ouvintes perplexos e dividiu a crítica por décadas.

    Curiosidades

    • Mahler compôs os dois “Nachtmusiken” durante o verão de 1904 e depois escreveu os movimentos extremos em 1905.

    • A estreia foi em 1908 em Praga, regida pelo próprio Mahler.

    • Durante muito tempo foi considerada uma das sinfonias menos populares dele, mas hoje é vista como visionária pelo seu uso de timbres e contrastes.


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