- Em 1968 estreia em Moscovo de Dmitri Shostakovich o seu String Quartet No. 12 em ré maior op.133, pelo Vertigo String Quartet
Este quarteto de cordas, composto em 1968, é uma das obras tardias de Shostakovich e pertence ao seu notável ciclo de quinze quartetos. É uma peça bastante singular dentro do conjunto pela sua linguagem harmónica ousada e por marcar uma viragem para uma estética mais experimental e introspectiva.
Contexto e características
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Instrumentação: dois violinos, viola e violoncelo.
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Dedicatória: escrito para o Beethoven Quartet, que estreou a obra em 14 de junho de 1968 em Moscovo.
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Forma: apenas dois andamentos contrastantes:
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Moderato
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Allegretto
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Tonalidade: oficialmente em ré bemol maior (D♭ major), embora a música raramente permaneça nessa tonalidade de forma clara — Shostakovich explora atonalidade e o uso sistemático de doze sons (dodecafonismo), o que é incomum na sua produção anterior.
Estilo e linguagem musical
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É o primeiro quarteto em que Shostakovich utiliza explicitamente uma série dodecafónica (um conjunto de 12 notas sem repetição antes de completar o ciclo), embora ele a trate de forma muito pessoal e não dogmática, misturando-a com passagens tonais.
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O primeiro andamento é sombrio, fragmentado, com longas linhas melódicas e grande tensão.
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O segundo andamento é mais rítmico e irônico, contrastando com o peso do primeiro, mas termina de modo inquietante, como se a tensão nunca fosse realmente resolvida.
Importância
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Considerado um dos quartetos mais experimentais e ousados de Shostakovich.
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Antecede o Quarteto nº 13, também muito austero e introspectivo, reforçando a viragem estética da fase final de sua vida.
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Mostra a capacidade de Shostakovich de absorver linguagens modernas (como o serialismo) sem perder a sua voz pessoal, algo que muitos críticos admiram.
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segunda-feira, 14 de setembro de 2009
Shostakovitch-String Quartet nº12 em ré maior op.133
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