sábado, 27 de abril de 2024

Mozart-Sinfonia nº24 em si bemol maior K182

A Sinfonia nº 24 em si bemol maior, K. 182/173dA, é uma sinfonia composta por Wolfgang Amadeus Mozart, concluída em Salzburgo em 3 de outubro de 1773. 

, é uma obra breve e luminosa, composta em outubro de 1773, quando Mozart tinha apenas 17 anos. Faz parte de um conjunto de sinfonias (K. 181–184) escritas durante uma estadia em Salzburgo, logo após a segunda viagem a Itália. Essas sinfonias marcam um período de intensa criatividade sinfónica juvenil, em que Mozart experimenta formas, cores orquestrais e estilos europeus.

  • Instrumentação:

    • 2 oboés

    • 2 trompas (em Si♭)

    • Cordas (violinos I e II, violas, violoncelos e contrabaixos)

    • Sem clarinetes nem tímpanos — típica da época.


🎼 Estrutura

A sinfonia segue o modelo italiano em três movimentos, ágil e direto, sem minueto (que Mozart passaria a incluir com mais regularidade a partir de K. 200):

  1. Allegro spiritoso (Si♭ maior)

    • Abertura radiante e enérgica, marcada por frases curtas e incisivas.

    • Tema principal cheio de vivacidade e clareza, típico do estilo galante.

    • Há contrastes dinâmicos bem definidos e um desenvolvimento conciso.

  2. Andante (Mi♭ maior)

    • Movimento central lírico, com caráter quase operático.

    • É conduzido pelas cordas, com uma textura transparente e delicada.

    • A simplicidade melódica e harmónica destaca a maturidade precoce de Mozart.

  3. Allegro (Si♭ maior)

    • Final rápido e jovial, com espírito dançante e frases curtas em estilo de rondó.

    • A escrita orquestral é leve, lembrando a música teatral italiana.

    • Termina de forma clara e otimista, sem grandiloquência.

Contexto histórico e estilístico

  • Mozart compôs esta sinfonia pouco depois de regressar da Itália, onde teve contacto com a música sinfónica leve e teatral de compositores como Giovanni Battista Sammartini e Johann Christian Bach.

  • Essas influências são evidentes na estrutura tripartida e na clareza temática.

  • A obra mostra como Mozart já dominava a forma sinfónica, mesmo antes das grandes sinfonias de maturidade (como as de Paris, Praga ou as últimas três).

Curiosidades de audição

  • A ausência de clarinetes e tímpanos dá-lhe um timbre mais íntimo e sereno do que algumas sinfonias posteriores.

  • O Allegro inicial destaca-se pela alternância entre passagens cheias da orquestra e diálogos mais delicados entre sopros e cordas.

  • O Andante é um belo exemplo de lirismo mozartiano, quase como uma ária sem palavras.


  

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