segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024

Glazunov-Piano concerto nº 2 em Si maior Opus 100

O Concerto para piano nº 2, Opus 100, foi escrito na improvável tonalidade de Si maior, mas termina em Mi maior. Abandonando ainda mais as convenções do que o seu antecessor, começa com um estado de espírito suave e outonal antes de florescer num discurso expansivo e sem pressa entre solista e orquestra.


Em 1929, aos 64 anos, Glazunov casou-se com Olga Nikolayevna Gavrilova (1875–1968), de 54 anos. 

No ano anterior, a filha de Olga, Elena Gavrilova, foi a solista na primeira apresentação em Paris de seu Concerto para Piano nº 2 em Si maior, Op. 100. Posteriormente, ele adotou Elena (às vezes chamada de enteada), e ela então usou o nome de Elena Glazunova. 

Ambos os concertos para piano de Glazunov pertencem ao gênero do concerto sinfônico, que, no entanto, exige muito do solista. Com suas interessantes harmonias modernas, o Concerto para Piano no. 2 ´op 100 (1917) está no mesmo nível do popular Concerto para violino op. 82. "Neste concerto, Glazunov forneceu um exemplo brilhante de sua compreensão da variação temática. Isso nos diz que ele está entre os maiores." (Alex van Amerongen)



 

Sem comentários: