A rigor, a peça é uma missa completa, não uma verdadeira Messa di Gloria (que contém apenas o Kyrie e o Gloria e omite o Credo , Sanctus , Benedictus e Agnus Dei
Puccini compôs a Missa como seu exercício de formatura no Istituto Musicale Pacini .
Teve sua primeira apresentação em Lucca em 12 de julho de 1880. No entanto, o Credo já havia sido escrito e executado em 1878 e foi inicialmente concebido por Puccini como uma obra independente.
Puccini nunca publicou o manuscrito completo da Messa e, embora bem recebido na época, não foi encenado novamente até 1952 (primeiro em Chicago e depois em Nápoles).
No entanto, reutilizou alguns de seus temas em outras obras, como o Agnus Dei em sua ópera Manon Lescaut e o Kyrie em Edgar .
No final da Segunda Guerra Mundial , Pe. Dante Del Fiorentino comprou uma cópia antiga do manuscrito da Messa da família Vandini em Lucca , imaginando que fosse a partitura original. No entanto, o autógrafo, em poder da família Puccini, foi dado por sua nora à Ricordi, a editora de Puccini. A batalha legal que se seguiu foi finalmente resolvida com a divisão dos direitos da obra entre Ricordi e Mills Music (os editores do manuscrito de Fiorentino)
Sem comentários:
Enviar um comentário