Esse também seria o trabalho que apresentaria Dvorak ao público de Nova York.
Antes da partida do compositor para a América, ela enviou-lhe um poema patriótico de Joseph Rodman Drake intitulado The American Flag , no qual o compositor deveria basear sua obra. No entanto, o texto chegou tarde demais (Dvorak já estava trabalhando em uma alternativa àquela altura, a cantata Te Deum), e ele teve que escrever The American Flag seis semanas antes de sua partida.
Era óbvio que ele não terminaria a peça antes do início das comemorações. Começou a escrever o esboço da peça em casa e concluiu a partitura em Nova York, em janeiro do ano seguinte.
A bandeira americana raramente é apresentada. O próprio compositor nunca ouviu sua obra; já estava de volta a Praga na época de sua estreia em Nova York, em 4 de maio de 1895. Teve a partitura publicada com a editora nova-iorquina Schirmer e, até onde sabemos, nunca procurou que a obra fosse executada em seu país . A primeira execução da peça em solo checo (e europeu) ocorreu muito depois da morte do compositor, em Praga, em 2 de maio de 1931.
Sem comentários:
Enviar um comentário