Em 1896 FP Antonin Dvorák estreia em Londres no Queens Hall. o Cello Concerto em si menor, Op. 104 com a London Philharmonic, conduzida por ele e Leo Stern como solista. Aqui o solista é Gautier Capuçon, cello Paavo Järvi, conduzindo a Orchestre de Paris
O Concerto para violoncelo foi composto por encomenda do famoso violoncelista Hannus Wihan, durante o inverno de 1894-1895.
É a última obra americana de Dvorák. Retornando logo depois à Tchecoslováquia, o compositor ficou muito abalado pela notícia da morte de sua cunhada, que fora seu primeiro amor e por quem tinha profunda afeição.
Para homenageá-la, fez algumas alterações em sua partitura, acrescentando uma citação de um de seus Cantos, op. 82, justamente a canção predileta de Joséphine Kounicova.
Nessa versão final, tão convincente, Dvorák aboliu a cadência que Hannus Wihan compusera para o concerto. A estreia aconteceu em Londres, em 19 de março de 1896, com o violoncelista Leo Stern (mais tarde, o próprio Wihan tornou-se um célebre intérprete da obra).
Sem comentários:
Enviar um comentário