quarta-feira, 11 de janeiro de 2023
Joseph Wölfl - Op. 43 - Piano Concerto No. 5 em do maior
Woelfl nasceu em Salzburgo , onde estudou música com Leopold Mozart e Michael Haydn .
Ele apareceu pela primeira vez em público como solista no violino aos sete anos de idade. Mudando-se para Viena em 1790, ele visitou Wolfgang Mozart e pode ter tido aulas com ele. Sua primeira ópera , Der Höllenberg , apareceu lá em 1795.
Woelfl era muito alto (mais de um metro e oitenta) e com um dedo enorme (sua mão podia acertar uma décima terceira , de acordo com seu contemporâneo Václav Tomášek ); ao seu amplo domínio do teclado, ele devia uma facilidade de execução que usava em boa conta, especialmente em suas apresentações improvisadas .
Embora tenha dedicado suas sonatas de 1798 op. 6 a Beethoven , os dois eram rivais. Beethoven, no entanto, superou Woelfl em um 'duelo' de piano na casa do Conde Wetzlar em 1799, após o qual a popularidade local de Woelfl diminuiu. Depois de passar os anos de 1801 a 1805 em Paris , Woelfl mudou-se para Londres , onde seu primeiro concerto foi em 27 de maio de 1805. Em 12 de março de 1806, ele publicou "Six English Songs", que dedicou à soprano inglesa Jane Bianchi .
Na Inglaterra, ele teve sucesso comercial, senão de crítica. Em 1808 ele publicou sua Sonata, Op. 41, que, por sua dificuldade técnica, intitulou Non Plus Ultra ; e, em resposta ao desafio, uma sonata de Dussek , originalmente chamada Le Retour à Paris , foi reimpressa com o título Plus Ultra , e uma irônica dedicatória a Non Plus Ultra . Ele também completou para publicação uma sonata inacabada de George Pinto .
Woelfl morreu em Great Marylebone Street, Londres, em 21 de maio de 1812. Ele está enterrado no cemitério de St. Marylebone .
Sua música foi defendida e interpretada por compositores românticos como Schubert , Chopin e Liszt
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário