domingo, 4 de abril de 2021
Smetana-Vitava em mi menor
Em 1875 Smetana estreou a sua composição Vltava em mi menor, também conhecido pelo seu nome alemão Die Moldau , foi composta entre 20 de Novembro e 8 de dezembro de 1874 .
A peça contém a mais famosa melodia de Smetana. Fuggi, fuggi, fuggi da questo cielo . É uma adaptação duma canção italiana renascentista que também é a base para o hino nacional de Israel.
Bedřich, devido à tensão nervosa e à sífilis, começou a ficar surdo em Março de 1874, aos 50 anos, aquando da estreia da sua ópera «As Duas Viúvas». Alguns meses depois, a 20 de Outubro de 1874,[1] ficou afectado por surdez total. Ainda viveu 10 anos na mais completa surdez, compondo ainda muita música, tal como o poema sinfónico «Minha Pátria» («Má Vlast»), com a parte musical mundialmente conhecida «O Moldava» («Vltava»), em sol maior, de 1874, evocando o rio Moldava ou Vltava – afluente do rio Elba –, bem como as óperas «O Beijo» (1876), «O Segredo» (1878) e «A Parede do Diabo» (1882). Smetana é considerado como o pai da escola musical checa. Antonín Dvořák será o seu seguidor.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário