- Em 1794 a 3 de Maio, Haydn estreia no Haymarket Theater em Londres a sua Sinfonia nº101 em ré maior "The clock
A Sinfonia nº 101 em ré maior, de Joseph Haydn, é uma das suas mais célebres e faz parte do conjunto das "Sinfonias de Londres" (números 93 a 104), compostas durante sua estadia na capital inglesa. É especialmente conhecida pelo apelido "O Relógio", graças ao segundo movimento (Andante), onde um ritmo repetitivo e pontuado das cordas e do fagote evoca o som regular de um relógio a marcar o tempo.
-
Composta em 1794, a obra é um exemplo brilhante do equilíbrio clássico: tem momentos de humor refinado, surpresas dinâmicas (um traço típico de Haydn) e grande clareza formal. O primeiro movimento (Adagio – Presto) começa com uma introdução lenta e misteriosa que dá lugar a um Presto vivo e energético. O famoso segundo movimento, com seu "tic-tac", exibe variações e contraste de dinâmica de forma engenhosa. O Menuetto (terceiro movimento) é elegante e vigoroso, e o Finale (Vivace) é especialmente brilhante, quase eletrizante, fechando a sinfonia com um toque de virtuosismo orquestral.
Esta obra mostra bem a genialidade de Haydn em combinar simplicidade e sofisticação, algo que influenciaria diretamente Mozart e Beethoven
Sem comentários:
Enviar um comentário